Mucambo promove Feira da Agricultura Familiar

Apicultura é um dos destaques da Feira de Mucambo. Foto: Divulgação

A cidade de Mucambo (Zona Norte) vai ser sede, pela primeira vez, da Feira da Agricultura Familiar do Ceará. Organizará a quarta edição do eventoque procura valorizar a produção rural desse segmento no Estado. A feira acontecerá de 17 a 19 deste mês de julho, numa promoção do Instituto Future e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, com
patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Com uma programação dedicada ao fortalecimento da agricultura familiar, o público poderá acompanhar palestras, feira de produtos e oficinas práticas voltadas para produtores, cooperativas, estudantes e demais interessados no desenvolvimento sustentável do campo. As palestras vão ocorrer em auditório montado no entorno da avenida Agrônomo José Alves, no Centro da cidade de Mucambo. Em paralelo, será realizada uma feira de produtos e serviços da agricultura familiar, com expositores locais oferecendo alimentos, flores, artesanato e itens produzidos no município.

Os temas a serem abordados nesta edição incluem agrofloresta, boas práticas na produção, segurança alimentar, associativismo, sucessão rural e crédito para pequenos produtores, com presença
de especialistas de instituições como Embrapa, Ematerce, SENAR, ADAGRI e Banco do Nordeste.

“A Feira da Agricultura Familiar é mais que um evento, é um espaço vivo de troca de saberes, de celebração da cultura do campo e valorização do que produzimos com identidade e resistência.
Este ano, colocamos Mucambo no centro das atenções com uma programação que une conhecimento, tradição e desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário de Agricultura e
Recursos Hídricos de Mucambo, Vagner Aguiar.

“Estamos com muito entusiasmo por levar a Feira da Agricultura Familiar pela primeira vez à Mucambo. Serão três dias de um evento inédito para o município, é a oportunidade de junto a gestão municipal contribuirmos para o desenvolvimento sustentável de Mucambo e toda aquela região do Norte do Ceará. Além disso, toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia”, pontua Edna Câmara – coordenadora-geral do Instituto Future.

Aposta na Apicultura

Entre os destaques desta edição da Feira da Agricultura Familiar do Ceará, em Mucambo, está a apicultura. A organização do evento reservou uma programação inteiramente dedicada ao tema no terceiro e último dia do evento. Será realizada uma oficina prática de produção de cera de abelha, além de painéis sobre Manejo das colmeias, alimentação, multiplicação, controle de doenças e pragas; além de um painel sobre Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Mucambo (STRAAF), a gestão municipal tem investido em assistência técnica, transporte para a retira do mel, assistência veterinária para serviço de inspeção municipal, cursos e capacitações na área de apicultura, além do apoio na comercialização dos produtos em eventos, como a Feira da Agricultura Familiar.

“Nós enxergamos a apicultura como uma atividade de grande potencial aqui na nossa região, até mesmo por conta da localização, do tipo de mata presente. Atualmente, o município conta com aproximadamente 15 apicultores atuantes e hoje contamos com a tão sonhada Casa do Mel, onde a gente pode fazer todo o processo, desde a extração, a desoperculação, a higienização do mel até o trâmite final, que é para levar para o consumidor. Então, a gente quer sim tornar essa atividade visível para a população, para a região, tornando um dos destaques da agricultura na nossa região”, conclui Vagner Aguiar – secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Mucambo.

SERVIÇO

*IV Feira da Agricultura Familiar de Mucambo

Horário – 8h às 16 horas

Local – Avenida Agrônomo José Alves, S/N – Centro

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias