O Museu da Cultura Cearense, que opera no Centro Centro Dragão do Mar, vai reabrir neste sábado (29), a partir das 16 horas, com a exposição “QUILOMBOLAS: Tecendo Territórios de Liberdade”. O público será convidado a vivenciar uma programação, totalmente gratuita, que reúne ancestralidade e afeto para dialogar sobre os quilombos no Ceará. Entre as atividades oferecidas, estão rodas de conversa com lideranças quilombolas, apresentações artísticas, discotecagem e visita guiada.
A curadoria é de Cícera Barbosa e Joseli Cordeiro.
A exposição reúne mais de 150 itens em um acervo diverso, composto por fotografias, sons e objetos que voltam o olhar para o quilombo como um espaço pulsante e coletivo, formado por tecnologias de cuidado, saberes ancestrais e modos próprios de organização da vida.
A exposição nasce para se contrapor à ideia do quilombo apenas como um território de refúgio do passado, apresentando-o como um projeto de mundo vivo, em constante construção e defesa, formado por 137 agrupamentos espalhados por todas as regiões do Ceará.
SERVIÇO
*Museu da Cultura Cearense
Visitação acontece de quarta a sábado, das 9h às 19 horas, e domingos e feriados, das 10h às 20 horas.