Museu da Cultura Cearense reabre na tarde deste sábado

Uma mostra sobre Quilombolas do Ceará marca a reabertura do equipamento. Foto: Divulgação

O Museu da Cultura Cearense, que opera no Centro Centro Dragão do Mar, vai reabrir neste sábado (29), a partir das 16 horas, com a exposição “QUILOMBOLAS: Tecendo Territórios de Liberdade”. O público será convidado a vivenciar uma programação, totalmente gratuita, que reúne ancestralidade e afeto para dialogar sobre os quilombos no Ceará. Entre as atividades oferecidas, estão rodas de conversa com lideranças quilombolas, apresentações artísticas, discotecagem e visita guiada.

A curadoria é de Cícera Barbosa e Joseli Cordeiro.

A exposição reúne mais de 150 itens em um acervo diverso, composto por fotografias, sons e objetos que voltam o olhar para o quilombo como um espaço pulsante e coletivo, formado por tecnologias de cuidado, saberes ancestrais e modos próprios de organização da vida.

A exposição nasce para se contrapor à ideia do quilombo apenas como um território de refúgio do passado, apresentando-o como um projeto de mundo vivo, em constante construção e defesa, formado por 137 agrupamentos espalhados por todas as regiões do Ceará.

SERVIÇO

*Museu da Cultura Cearense

Visitação acontece de quarta a sábado, das 9h às 19 horas, e domingos e feriados, das 10h às 20 horas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais