Museu da Fotografia oferece cinema e práticas criativas neste sábado e domingo

Museu da Fotografia de Fortaleza. Foto: Divulgação

O Museu da Fotografia Fortaleza oferecerá, neste sabado, uma programação especial que reunirá experiências que conectam arte, educação, cinema e criação.

Entre as atividades, o público poderá participar da prática Da Terra a Cor: Criação e Experimentação em Pigmentos Naturais, acompanhar a abertura da Mostra Internacional de Cinema, realizada em parceria com a Academia Cearense de Cinema, e integrar o Prática e Leitura com Thiago Braga, ação que estimula novos olhares sobre a cidade por meio da fotografia.

Da Terra a Cor convida o público a vivenciar processos de criação com pigmentos naturais, explorando materiais que fazem parte do imaginário e da paisagem brasileira. A experiência envolve pesquisa, experimentação e diálogo sobre modos de produzir cor a partir da terra, prática que vem ganhando relevância no campo das artes visuais por sua dimensão estética, simbólica e ambiental.

Cinema italiano na tela.

Longas pelo mundo

Ainda na programação, o MFF dará início à Mostra Internacional de Cinema, evento mensal em parceria com a Academia Cearense de Cinema. A ação tem como objetivo apresentar ao público longas-metragens produzidos ao redor do mundo, valorizando a diversidade cinematográfica e fomentando debates sobre questões provocadas pelos filmes.

A primeira sessão exibirá o clássico italiano “Rocco e Seus Irmãos” (1960), obra de Luchino Visconti que acompanha o drama de uma família que migra para Milão em busca de novas possibilidades e encontra tensões que atravessam relações, desejos e conflitos familiares.

Percurso e Leitura

Complementando a programação, o fotógrafo Thiago Braga conduzirá o projeto “Prática e Leitura, que acontecerá neste sábado e domingo, das 15h às 17 horas.

Neste sábado, o percurso será da praia do Náutico ao Mercado dos Peixes; no domingo, acontece no Museu para leitura e discussão das imagens produzidas.

A atividade é gratuita, livre para todos os públicos e aceita tanto câmera profissional quanto celular como ferramenta de criação.

SERVIÇO

*Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) – Rua Frederico Borges, 545 – Varjota, Fortaleza. 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais