Museu da Imagem e do Som inaugura exposição fotográfica inédita de artistas brasileiros

Luas Menezes é o curador da exposição inédita. Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som do Ceará vai inaugurar, a partir das16 horas de quinta-feira, no andar +2 do Anexo, a exposição inédita “Turbilhão”. Nela, fotografias de artistas brasileiros dos anos 1950 e 1960.

As imagens estavam guardadas no acervo da Sociedade Francesa de Fotografia e foram descobertas pelo pesquisador brasileiro Lucas Menezes, que assina a curadoria da mostra.

O nome da exposição é inspirado no título homônimo de duas imagens emblemáticas do conjunto exposto e evoca o movimento intenso de trocas e influências que definiu esse circuito internacional da fotografia — um verdadeiro turbilhão que agora ressurge, com potência renovada, diante do público contemporâneo.

Exposição

São 47 fotografias de 30 fotógrafos brasileiros. Entre eles, alguns ganharam reconhecimento nas últimas décadas e são hoje reconhecidos como os principais expoentes da fotografia brasileira da época, tais como Chico Albuquerque, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, Nelson Korjanski, Gaspar Gasparian, Eduardo Salvatore, José Yalenti, Marcel Giró, José Oiticica Filho, entre outros.

Integrando a programação da Temporada França-Brasil 2025, a exposição Turbilhão é resultado da pesquisa de doutorado do curador Lucas Menezes no país europeu. A coleção revela a diversidade estética e técnica que marcou a fotografia brasileira no pós-guerra: cenas do cotidiano, paisagens rurais e urbanas, imagens abstratas e experimentações modernas.

Curador Lucas Menezes

Lucas Menezes é curador, pesquisador e educador. É graduado em História pela UFMG, mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense e doutor em História da Arte pela Université Paris 1 Panthéon Sorbonne. Possui produção voltada ao estudo das histórias das exposições e das interseções entre arte, fotografia e cidade. Atualmente, é curador assistente no Instituto Inhotim.

SERVIÇO

*Museu da Imagem e do Som do Ceraá – Avenida Barão de Studart, 410. Meireles, Fortaleza

*Entrada – Gratuita.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais