Museu da Indústria recebe a exposição “O Futuro das Profissões”

A exposição, que já passsou por algumas capitais, tem dimensão lúdica. Foto: Divulgação

O Museu da Indústria está recebendo a exposição “O Futuro das Profissões”, iniciativa nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) que convida o público a refletir sobre as transformações do mundo do trabalho. A mostra, que é interativa e itinerante, já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Concebida pelo SESI Lab, o museu de arte, ciência e tecnologia sediado em Brasília, a exposição já recebeu mais de 170 mil visitantes, desde seu lançamento, e se destaca como plataforma de debate sobre o presente e o futuro das ocupações profissionais.

“Ao ocupar o Museu da Indústria, a exposição amplia o debate sobre futuro, tecnologia e trabalho a partir do contexto local, reforçando o compromisso do SESI em promover educação, saúde, e acesso à cultura”, afirma Luis Carlos Sabadia, gestor do Museu da Indústria.

Dimensão lúdica

Segundo Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do SESI Nacional, a exposição tem uma dimensão lúdica e apresenta uma reflexão importante. “É importante levar para os visitantes quais competências precisam ser desenvolvidas para esse futuro das profissões. O conhecimento é central: mesmo com a inteligência artificial, por exemplo, se o profissional não souber fazer as perguntas certas, não vai ter as soluções esperadas”, afirma.

“O Museu, que completa 12 anos em 2026, reafirma seu papel como espaço de circulação de ideias e acesso ao conhecimento, aproximando o público de discussões relevantes para o desenvolvimento social, econômico e cultural”, completa Sabadia.

A exposição é aberta a estudantes, profissionais e ao público em geral. Em formato interativo, convida os visitantes a identificar competências futuras, entender tendências e conectar-se a processos de transformação já em curso.

SERVIÇO

*Museu da Indústria – Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, Fortaleza (em frente ao Passeio Público)

*Horários de visitação: de terça a sábado: das 9h às 17 horas (entrada até 16h30); aos domingos: das 9h às 13 horas (entrada até 12h30)

*Agendamento de grupos: a partir de 10 pessoas: pelo site: museudaindustria-ce.org.br

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais