O espetáculo musical inclusivo “Cidade da Harmonia”, de iniciativa do projeto Arte de Incluir, reúne nos dias 20 e 21 de dezembro, no Teatro Brasil Tropical, no bairro Meireles, jovens e adultos da Síndrome de Down em apresentações que prometem ganhar o coração de Fortaleza.
O enredo conta a história de uma cidade em que todos os habitantes têm Síndrome de Down. A família Dias, porém, guarda um segredo. Diferente dos outros, a filha Flor não tem a síndrome e por isso seus pais não permitem que ela saia de casa com medo que sofra preconceito. O sonho da menina, no entanto, é ser uma artista.
Cerca de 60 pessoas, a partir de 8 anos de idade até adultos, contam com aulas semanais de teatro e dança e se preparam para protagonizar um espetáculo em um palco profissional. Cenário e figurinos do musical já estão em produção para a estreia no próximo mês.
“Cada ensaio já está sendo um espetáculo à parte. É muito prazeroso a gente ver que o impossível é pura ilusão, que a pessoa com deficiência consegue, sim, ultrapassar os seus limites e alcançar o que almeja e quer. Elas só precisam de oportunidade. Por isso é muito importante que não só os familiares dessas pessoas, mas a sociedade de um modo geral, prestigiem esse evento e saiam do teatro como multiplicadores da inclusão”, comentou a presidente da Associação Fortaleza Down, Shirley Chaves.
Sobre a Associação Fortaleza Down
A Associação Fortaleza Down coordena ações voltadas à defesa e garantia de direitos das pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 por meio de iniciativas que promovam sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho sem a barreira do preconceito. A Associação também combate a desinformação sobre o tema, ajudando a prevenir ilegalidades e abusos, além de prestar apoio aos familiares de pessoas com Síndrome de Down. Entre as atividades realizadas pela associação estão iniciativas no âmbito da arte, da cultura, do esporte e do lazer. Atualmente a Associação é composta por mais de 500 famílias de pessoas com T21.