Com o título “Não brigue com quem é maior do que você”, eis artigo de Ernesto Antunes, consultor empresarial do Sebrae e Senai. “Para alguns estudiosos, o respeito e entendimento dessa filosofia de vida deve começar dentro de casa, onde possamos entender que existe o reconhecimento às posições de cada um na família e até de gerações”, expõe o articulista.
Confira:
Quando a minha filha ainda era uma adolescente, inexplicavelmente resolveu se intrigar comigo e até deixou de manter contato. Como um pai atento a tudo isso, eu a chamei para conversar pessoalmente e disse categoricamente: “cuidado para não brigar com quem é maior do que você, pois você precisa muito mais de mim do que eu de você”. Dito isso, pedi para ela levar esse
ensinamento para o resto da sua vida, evitando brigar com quem é maior do que você, pois um dia, provavelmente, pode precisar dessa pessoa. É a sabedoria da vida. Ela ouviu atenta, balançando a cabeça afirmativamente e nunca mais se intrigou comigo, preferindo, em momentos de desavenças, conversar e conversar.
Esse grande ensinamento e dica, aprendi quando ainda trabalhava como estagiário de uma indústria, quando respondi rispidamente ao gerente da empresa, quando ele questionava algumas atividades não realizadas a contento. Após ter resmungado, ele me chamou separadamente e disse: “Ernesto, você ainda é um rapaz que está iniciando a sua carreira profissional e precisa entender que a regra é clara – ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Se você pretende crescer aqui na empresa, precisa aceitar as orientações, pois se você não seguir isso, será demitido e, na porta da empresa, temos dezenas de candidatos à sua vaga de emprego. Portanto, não brigue com quem você precisa. Após ouvir atentamente isso, mesmo com restrições, cheguei à conclusão de que esse gestor tinha razão e, com o avanço dessa trajetória, ele chegou a ser sócio da empresa e eu cresci ao ponto de ter sido promovido hierarquicamente para o cargo que era dele. Não bater de frente com quem precisamos, é uma atitude inteligente e não de subserviência. Em qualquer tipo de relação, precisamos respeitar as autoridades, seja em relação a idade, hierarquia profissional e experiências de vida, além de seguir inexoravelmente para a famosa hierarquia militar.
Para alguns estudiosos, o respeito e entendimento dessa filosofia de vida deve começar dentro de casa, onde possamos entender que existe o reconhecimento às posições de cada um na família e até de gerações.
Recentemente em uma palestra sobre o tema Liderança, ouvi do palestrante, de que a liderança não se impõe, se conquista, principalmente se essa liderança for pautada no exemplo, pois o que adianta eu falar e fazer diferente, pois o conceito principal atual de liderança é conseguir ter seguidores e, se possível, formar outros pelo exemplo. Portanto, mesmo com as mudanças de gerações e, em alguns casos, a falta de respeito e até mesmo de visão tem feito pessoas com talento e capacidade “peitar” sucessivamente pessoas que têm poderes diversos e que poderiam alavancar da vida pessoal a carreira profissional desses ingratos.
Que fique a reflexão para aqueles que ainda dão murro em ponta de faca ou, como diz um proverbio chinês – “Aprenda a não bater de frente com quem não concorda com
o que lhe convém”.
*Ernesto Antunes
Consultor Empresarial do Sebra e Senai.