O deputado federal em exercício Naumi Amorim se lançou pré-candidato a prefeito de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) sem o aval de seu partido, o PSD.
O parlamentar assumiu cadeira na condição de segundo suplente do partido, após o titular, Célio Studart, assumir como titular da Secretaria Estadual de Proteção Animal e a primeira suplente, Eliane Braz, com quase o dobro dos votos de Naumi, estar exercendo cargo no governo federal.
Assim como colocou que sua esposa e ex-deputada estadual Érika Amorim estaria sendo assediada para compor chapa com outras pré-candidaturas, Naumi também tem usado a tribuna da Câmara dos Deputados para apontar que Caucaia estaria sendo humilhada pelo atual gestor (Vitor Valim) na derrubada de barracas e moradias irregulares. A iniciativa, no entanto, é da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), que quer retomar, por meio judicial, a faixa litorânea de Caucaia.
No Ceará, o PSD integra a base de apoio político do Governo Elmano de Freitas que, em Caucaia, dá respaldo à pré-candidatura a prefeito do jornalista Waldemir Catanho, do PT.