“O eleitorado direitista cearense, pós-bolsonarista, atraiu uma parcela significativa do eleitorado de centro-direita local no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza em 2024”, aponta o sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa
Confira:
O ex-ministro Ciro Gomes vai aderir à direita moderada cearense, que é radicalmente antipetista. Ciro vai se filiar ao PSDB como uma estratégia de adesão futuramente à pré-candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou à postulação do governador Ratinho Júnior (PSD) à reeleição do presidente Lula (PT).
Segundo a Consultoria LCFB há duas teses:
1) O ex-ministro Ciro Gomes compreendeu a radicalização do eleitorado centro-direita em relação ao lulopetismo ou encantamento desse eleitorado com a agenda política-eleitoral da direita cearense.
2) A construção do pré-palanque da candidatura para presidente da República do governador Tarcísio de Freitas ou do governador Ratinho Júnior é do interesse do neotucano Ciro Gomes e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB).
O eleitorado direitista cearense, pós-bolsonarista, atraiu uma parcela significativa do eleitorado de centro-direita local no segundo turno do pleito eleitoral de Fortaleza em 2024. O campo político-ideológico do antipetismo cearense tem como principal liderança política-eleitoral o deputado federal André Fernandes (PL), com isso vai forçar a dupla neotucana a negociar com a nova cúpula estadual do Partido Liberal (PL).
É um grande equívoco a cúpula estadual do PSDB e a cúpula regional do União Brasil (UB) tentarem criar uma frente partidária de centro-direita antipetista com a captação da direita cearense pós-bolsonarista ou da futura direita cearense pró-Tarcísio de Freitas, contudo, bem possível com o surgimento da direita alencarina pró-Ratinho Júnior.
Há de se defender a tese de que a centro-direita (União Brasil e PSDB) vai aderir à direita moderada cearense antipetista.
A Consultoria LCFB aponta ainda que o antipetismo cearense é uma realidade política-eleitoral de negação ao modelo administrativo do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-senador Tasso Jereissati já fizeram parte do condomínio político-administrativo do governador Elmano e do ministro Camilo Santana (PT), então ambos (Ciro e Tasso) se tornaram recentemente antipetistas na ótica política-eleitoral do eleitorado direitista cearense.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é sociólogo e CEO da Consultoria LCFB
Ver comentários (2)
O consultor político Luiz Cláudio, em sua lúcida análise, constata o óbvio: o eleitorado cearense tende a formar uma grande frente anti petista, sendo o Ciro Gomes o único nome capaz de canalizar esse apoio eleitoral. Sua comprovada competência administrativa o habilita a
sepultar na lixeira o atraso e o anacronismo petista.
Meu querido amigo e irmão João Arruda. O eleitorado direitista cearense pós-bolsonarista pode ouvir neste momento o discurso antipetista do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB).
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é CEO da Consultoria LCFB