Categorias: Artigo

“Ninguém é líder por acaso”

Ernesto e sua publicação. Foto: Diivulgação

Com o título “Ninguém é líder por acaso”, eis artigo de Ernesto Antunes, consultor de empresas e escritor. Ele aborda tema dos mais interessantes no mundo do business atualmente.

Confira:

Quando em 2021 fui assistir a uma palestra do atual CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, uma frase me chamou a atenção em um dos slides apresentados por ele e que dizia: “Acredite no que parece impossível”. Fiquei refletindo de como essa frase poderia soar como verdadeira se trabalharmos de forma planejada, organizada e com a determinação de uma equipe de profissionais vencedora, apaixonada e que quer alcançar objetivos maiores.

Como consultor de empresas, verificamos que a direção, propósitos e visão de futuro empreendidas pelo gestor ou líder de uma equipe, tem papel preponderante na busca e conquistas de vitórias e resultados.
Costumo afirmar que os maiores líderes que costumo seguir, sempre se destacaram pela transformação que fazem seja nas empresas, sociedades e até no mundo moderno, simplesmente por não desistirem dos seus objetivos e das metas pré-estabelecidas, disseminando para todos os envolvidos o “onde
queremos chegar”.

Baseado nessa premissa, perguntei na referida palestra ao Marcelo Paz a razão dessa frase tão impactante e motivadora, mesmo em tempos de pandemia. A resposta foi simples e não precisou falar muito. Ele apenas mostrou os números e resultados alcançados pelo clube que dirige e que, na década passada, estava em divisões inferiores do futebol brasileiro, mas hoje participando de campeonato internacional e rentável do continente sul-americano, e liderando o Brasileirão Série A. Não se limitou a apresentar as vitórias conquistadas, mas, também, as próximas metas a serem alcançadas. Isso não é pouco para quem acompanhou de perto essa transformação.

Outro fator importante, segundo os líderes vencedores e ratificado pelo próprio CEO do Fortaleza, é de procurar se cercar de pessoas tão boas ou melhores do que você e que tenham o mesmo propósito e objetivos, independente das dificuldades que poderão encontrar pelo caminho. A nova liderança propõe
exatamente isso. Ou seja, a capacidade de se formar novos líderes com propósitos alinhados e metas claras, disseminadas para o seu time de profissionais. Isso com o tempo, pode virar uma cultura organizacional vencedora dentro de qualquer instituição.

Com essa forma de gerenciar, naturalmente o que parecia impossível se torna uma realidade, pois todos os envolvidos passam a acreditar que o impossível não existe, apenas necessita de uma energia maior e um foco bem definido, com as pessoas certas nos lugares certos.

Essa realidade precisa ser vivida e percebida por todos envolvidos no negócio, através dos triunfos e conquistas memoráveis como o que ocorre no Fortaleza, o clube que mais cresce no Nordeste.

*Ernesto Antunes

Consultor Empresarial do Sebrae e SENAI e Autor do Livro “Empreendedorismo – causos e cases de sucesso”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

Esse website utiliza cookies.

Leia mais