Bragantino
Os rivais e “secadores” acreditam que o time comandado pelo técnico Vojvoda deve perder, mas os torcedores tricolores que viram o time jogar bem nos empates contra Botafogo e Palmeiras, creem numa vitória, porque, o Leão produziu muitas jogadas ofensivas nos dois últimos jogos, porém, pecando nas finalizações. E não somente nelas, mas também na contenção, porque o time tem partido na frente no placar, mas cedendo o empate.
Em parte, explica-se esse fenômeno por uma razão: Vojvoda montou uma equipe com características ofensivas, mas não fez muitas contratações para o sistema defensivo, o que poderia amenizar o problema. Vale lembrar também, que um gol sofrido é sempre resultado de falha de posicionamento de todo o time e não apenas dos zagueiros ou volantes.
Elogio
Não serve de consolo, mas o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, elogiou muito o Fortaleza e sua torcida. “Eles apoiaram o time até quando perderam a Copa Sul-Americana para a LDU, é um grande exemplo a ser seguido por outros clubes. Não conseguimos a vitória contra eles, porém, montamos uma estratégia para conseguir isso. A expulsão do Gómez mexeu no nosso modelo de jogo, mas meus atletas também estão de parabéns pelo que produziram no jogo”, disse Abel.
Série B
Com o encerramento da Série B do Brasileiro 2023, os quatro clubes que conseguiram o acesso para a Primeira Divisão em 2024, são: Vitória/BA e Criciúma, que já haviam confirmado a subida antes; Juventude e Atlético Goianiense. Com a derrota de 3 a 1 para o Juventude, na última rodada, o Ceará encerrou o campeonato na 11 colocação, com 50 pontos ganhos e agora está em plena época de reformulação de elenco e de dirigentes também. O torcedor alvinegro já está ávido por boas notícias para o ano que vem.
No que se refere a providências do elenco, o técnico Vagner Mancini se pronunciou na entrevista coletiva, afirmando o seguinte: “Nós temos um grupo de jogadores com contrato até o ano que vem, que serão analisados. Eu não estou garantindo ninguém. Temos outros que vencem o contrato, outros que vão até o meio do ano. Tudo isso vai ser analisado, mas eu acho que um terço é o que vai ficar”. Mancini prometeu que será um time competitivo.
No âmbito administrativo, o Vozão tem duas novidades: Haroldo Martins, que já exerceu o cargo na época do presidente Robinson de Castro, agora volta a cena, como diretor de futebol para o ano de 2024. Ele trabalhará ao lado do novo executivo de futebol, Lucas Drubscky, que já passou pelo Guarani de Campinas e outros clubes. O presidente João Paulo Silva também escolheu outros integrantes para o departamento de futebol, como João Paulo Sanches, coordenador-técnico e Ricardinho, assessor de futebol. Os objetivos iniciais do ano de 2024 serão o Campeonato Cearense e o bicampeonato da Copa do Nordeste.
@ivanbezerrareporter
bjoseivanbezerra@gmail.com