“Conselho Deliberativo do Fortaleza encontra-se permeado, povoado por bolsonaristas, entre eles o senador e ex-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido Novo, Eduardo Girão”, aponta o sociólogo e músico Amaudson Ximenes Veras Mendonça.
Confira:
O apoio da maior torcida do Fortaleza Esporte Clube ao candidato a prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) fez com que os dirigentes do Conselho Deliberativo do Clube cancelassem a maior honraria do clube a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), a medalha Alcides Santos, ocasião dos 106 anos do clube. Além disso, o clube escreveu uma nota criticando a atitude da organizada por utilizar as cores e emblemas do clube, bem como a declaração de apoio ao candidato Leitão – que é ex-presidente do Ceará Sporting Club (2008-2015), principal rival do tricolor.
João Paulo “Bombado”, então presidente da TUF, esteve com o colega da Ceará Amor, na ocasião da entrega de um programa contendo propostas das torcidas organizadas ao candidato petista. Uma dessas propostas é a construção de Mini Terminais exclusivos para ônibus em dias de jogos no estádio Castelão. Segundo eles, a medida é de grande valia para a mobilidade dos torcedores em momentos de jogos dos dois clubes, sobretudo, no período noturno.
Em nota o conselho do Fortaleza diz que é “democrático” que apoia todas as “manifestações políticas”, mas que na ocasião do período eleitoral é “neutro”. Que o candidato “iria prejudicar o clube”. E por isso condenou a atitude da torcida.
Os integrantes da TUF rebateram a nota, e no primeiro momento mantiveram o apoio ao candidato a prefeito Evandro Leitão, afirmando que a torcida organizada era um coletivo independente, uma entidade da sociedade civil, não uma extensão, um apêndice do clube. E que foram procurados pelas assessorias dos dois candidatos e que só Leitão havia assumido o compromisso com a TUF de construção de Mini Terminal no entorno do Castelão. Entretanto, a pressão do conselho deliberativo fez com que o então presidente da organizada pedisse afastamento e a torcida optasse pela “neutralidade”.
Em conversa com uma fonte ligada a TUF, este me relatou que o Conselho Deliberativo do Fortaleza encontra-se permeado, povoado por bolsonaristas, entre eles o senador e ex-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido Novo, Eduardo Girão.
A atitude considerada autoritária e antidemocrática fez com que com que muitos torcedores do “Leão” que estavam indecisos declarassem voto ao candidato Leitão. E que a outra parte da torcida comprometida com a democracia mantivesse o apoio.
O futebol, o mais democrático dos esportes, com torcedores de todas as classes sociais, deve dar exemplo e não ser administrado de forma arcaica, ditatorial, levando em conta tão somente a opinião de um ou outro dirigente que se impõe pelo autoritarismo, pela vaidade, pelo abuso do poder econômico e menos pela inteligência, pela sensatez, pela defesa da democracia e pela negação do fascismo e do autoritarismo. Viva os torcedores insurgentes do Leão!
Amaudson Ximenes Veras Mendonça é sociólogo e músico
Ver comentários (1)
Parabéns. Usaram nota pra criticar presidente da TUF para fazer campanha para candidato bolsonarista.