Categorias: Artigo

“O adoecimento do professor” – Por João Teles de Aguiar

Professor João Teles. Foto: Reprodução

Com o título “O adoecimento do professor”, eis artigo de João Teles de Aguiar, professor e historiador. Ele bate numa tecla importante e sempre esquecida nos planos da área da Educação.

Confira:

A violência contra professores no Brasil continua no País inteiro. São tantos casos que a gente chega a confundir um com o outro. Um problema grave, que não recebe das autoridades o enfrentamento necessário.

As leis precisam se adequar. A realidade se impõe, senhores.

Os casos envolvem desde agressões físicas, verbais e psicológicas à ameaças de morte.

O que fazer diante disso tudo? Só os sindicatos de professores não estão dando conta. No meio disso tudo, há censura e até perseguição e pressão ideológica.

Afinal, quem pauta o professor? O currículo, a escola ou os senhores da politiquice?

Profissional sob pressão trabalha mais e melhor? Ajuda a meninada a pensar, a criar? É difícil!

Falta de informação, politicagem e extremismos têm tirado de nós, professores, a paz tão necessária em um ambiente de trabalho. Faz-se necessário que as Câmaras de Vereadores, as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional pautem essa problemática.

A escola quer paz e o professor quer trabalhar e orientar crianças e adolescentes Há um currículo, uma coordenação, uma supervisão e uma gestão escolar para ver tudo isso. Todos orientados, claro, por técnicos e especialistas das Secretarias de Educação, mas continua tudo na mesma.

E pelo que se passa no ambiente escolar (carregado) eclodem o estresse, a ansiedade, a angústia e o adoecimento emocional que faz tanta gente da área sofrer… muitas vezes calada.

Mas, reforço a pergunta: Quem vai cuidar do professor, hoje doente por cuidar de tanta gente e tantos problemas?

*João Teles de Aguiar

Professor, historiador e membro da Confraria da Leitura.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais