Com o tema “As Energias Renováveis e a Transição Energética”, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, realizou palestra, nessa quarta-feira (5), na abertura do evento “Ceará na Rota da Transição Energética”, realizado pela Enel na sede da empresa em Fortaleza.
Na apresentação, Ricardo Cavalcante teve foco na transição energética global e no papel estratégico do Nordeste brasileiro, em especial o Ceará, no cenário de mudanças. O gestor da FIEC apontou que, atualmente, o Nordeste é um ativo mundial de energia limpa, tendo alcançado a posição de segundo maior produtor de energia do país (com um crescimento de 95,3% entre 2016 e 2024), impulsionado pela energia eólica (61% da matriz) e solar (16%).
Cavalcante destacou, ainda, que a corrida mundial por energia limpa é urgente, especialmente devido à demanda crescente para a produção de Hidrogênio Verde, com projetos já aprovados para exportação de amônia e instalação de Data Centers, considerando que a Inteligência Artificial consumirá cerca de 21% da energia mundial até 2030.
“O Nordeste é imbatível. Isto é uma realidade. O sol e o vento que nós temos no Nordeste são uma bênção que Deus deu pra gente, porque o vento é direcional, a posição do sol é totalmente a favor. Nós não temos tufão, nós não temos maremoto, nós não temos nada disso na nossa região. Esses dados aqui que estou mostrando são para vocês irem gravando a virada do Nordeste. O mundo está atrás de energia e não há outro ativo que vá tirar a gente de uma condição diferenciada”, apontou Ricardo Cavalcante.
O evento contou com as presenças do diretor-presidente da Enel Distribuição Ceará, José Nunes de Almeida Neto; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Amilcar Silveira; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante; do secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Vicente Férrer; do diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; do gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC, Joaquim Rolim; do presidente do Sindienergia-CE, Luís Carlos Queiroz; do presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias; do diretor do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará, Erildo Pontes; do fundador da Sal Energia, Sérgio Rolim; do conselheiro do Grupo Telles, Raimundo Viana; do coordenador de projetos da Esmaltec, André Sobral; dentre outros convidados.