Alece recebe Certificação Ouro de Qualidade na Transparência, sendo a 5ª mais transparente do Brasil
“Nós, como gestores públicos, temos que ter em mente a compreensão de que o mundo está mudando. Precisamos ir além das nossas funções fundamentais. No caso do Legislativo, temos que abrir ainda mais a Assembleia para a sociedade, para que as pessoas tenham conhecimento do que está sendo feito pelos seus representantes e pelo Parlamento, institucionalmente”.
O comentário é do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, nesta quinta-feira (30), no Centro de Eventos, durante a solenidade de entrega da Certificação Ouro de Qualidade em Transparência 2023, emitido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que apontou o Parlamento cearense como um dos cinco mais transparente do País. O certificado foi entregue pelo presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Valdomiro Távora, além do presidente e do presidente eleito da Atricon, Cezar Miola e Edilson de Sousa Silva, respectivamente.
“É o segundo reconhecimento da Alece neste ano. Em maio, fomos apontados no ranking da Transparência Internacional Brasil como a quarta casa legislativa estadual mais transparente”, apontou Evandro Leitão, que também acompanhou no Centro de Eventos o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.
A pesquisa de âmbito nacional avaliou as informações disponibilizadas em 8.045 portais, pertencentes aos três poderes, tribunais de contas, ministérios públicos e defensorias públicas das unidades da federação, além de incluir sites de estatais dependentes e independentes, quando a Alece atingiu índice de transparência de 88,72%.