Categorias: Artigo

“O Natal da Esperança” – Por FJ Caminha

Francisco J. Caminha é escritor.

“Figuravam diante de nós os donos da casa, uma jovem com gravidez avançada ao lado do seu marido, murchos de fome”, aponta o escritor F. Caminha

Confira:

Quando adentrei naquela casinha de taipa do sertão cearense, não enxerguei mobília alguma. Vi apenas dois rotos bancos de madeira, duas redes velhas amarradas por cordas e ao fundo um arremedo de cozinha com uns tijolos servindo de base para o fogão a lenha.

À direita via-se um pequeno esquelético galho seco de arbusto enfiado em uma lata de leite com areia. Sua decoração fora feita com tiras de garrafas “pets” vermelhas e verdes imitando flores, no lugar das tradicionais bolas natalinas. Ao lado um cachorro esquelético dormia tranquilamente.

Ainda nesse minúsculo ambiente figuravam diante de nós os donos da casa, uma jovem com gravidez avançada ao lado do seu marido, murchos de fome.

Mesmo naquela situação a família celebrava o Natal e para mim o cenário simbolizava uma “manjedoura de esperança”.

Era 23 de dezembro e aquela fora a última das 70 cestas de alimentos que entregamos nos arredores de um assentamento no Canindé.

Naquele momento me lembrei que minha mãe me ensinara a ver nos mais pobres o Cristo. Porém, ali encontrei toda a família de Nazaré excluída de uma sociedade consumista e egoísta.
A desnutrição era evidente na Maria, no José, no cachorro e com certeza no Jesus por nascer.

Contemplando aquela árvore miserável experienciei um Natal diferente.

F. Caminha é escritor e ex-deputado estadual

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais