“No seu momento de escolha, seja exigente, avalie com profundidade, ouça lideranças comunitárias, converse com pessoas próximas, faça buscas nos noticiários”, aponta o deputado federal Eunício Oliveira. Confira:
Os poucos dias que nos separam das eleições municipais, no dia 06 de outubro, para as Câmaras de Vereadores e Prefeituras, são muito importantes para nossas cidades e nossas comunidades. Pois valem por quatro anos. Como a maioria das pesquisas indicam, é nesse período que a maior parte do eleitorado define seus votos.
É fundamental que escolhamos representantes que nos apresentaram propostas, ao longo das suas vidas e não só no período de campanha, verdadeiramente comprometidas em praticar administrações que resultem em melhorias significativas para os problemas de infraestrutura, segurança, educação, saúde, entre outras demandas, para o nosso bairro e para a cidade.
Nesta seleção, também as Câmaras de Vereadores são fundamentais, porque além de exercerem a prerrogativa de propor leis específicas que melhoram os serviços e as políticas públicas, têm a função de fiscalizar o Executivo municipal. Podem e devem, inclusive, aperfeiçoar leis em vigor ou mesmo as novas propostas vindas das administrações municipais.
No seu momento de escolha, seja exigente, avalie com profundidade, ouça lideranças comunitárias, converse com pessoas próximas, faça buscas nos noticiários de veículos de comunicação profissionais da sua cidade. Vale a pena gastar algumas horas do seu dia nessas buscas, para depois não passar quatro anos arrependido por uma escolha frustrante.
Votar, no Brasil, é um dever, mas antes de tudo, é um direito igualitário de todo cidadão, independente de condições econômicas, origem, raça, religião ou orientação sexual. Essas diferenças, inclusive, asseguradas pelo Estado de Direito e pelo vigor do nosso regime político fundamentado na Democracia, é que garantem que a diversidade e o pluralismo da nossa sociedade possam ocupar seus espaços políticos. A política é o melhor caminho para construirmos a sociedade que almejamos. O voto é uma procuração que concedemos a quem vai administrar nossas cidades.
Andei por todo o Ceará nos últimos meses, ouvi muitas e diversas lideranças comunitárias e pessoas do povo sobre o que querem para suas vidas. Assim, tive a oportunidade de reforçar as minhas convicções no poder do voto para as decisões administrativas de um país, de um estado, mas principalmente, para o futuro das nossas cidades. Não deixe de votar, exerça o direito e o dever de construir um futuro comunitário melhor.
Eunício Oliveira é deputado federal pelo MDB do Ceará