Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é inflação e quais os seus impactos? – Por Fabiano Mapurunga

Todos nós já devemos ter ouvido falar sobre inflação em algum instante.

Precisamos entender bem o conceito, pois ela causa muitas modificações em nossa economia, alterando a rentabilidade de investimentos e causando alguns abalos em nossas rotinas, como no custo do abastecimento dos carros e no preço dos alimentos que compramos no mercado.

Vamos entender agora o que vem a ser inflação, quais as suas causas e quais os seus impactos:

O que é inflação?

De uma maneira simplista, podemos afirmar que é o aumento nos preços de uma economia. Em função desta aumento, temos a queda de valorização da moeda, o que proporciona a perda do seu poder de compra. Daí, teremos preços de mercado mais elevados denotando um aumento no custo de vida no país. Um exemplo prático bem simples para entender esse conceito é comparar o que era possível comprar com um determinado valor há 10 anos e o que é possível comprar com esse mesmo valor atualmente. Você irá perceber que a quantidade de itens que você adquiria com R$100,00 em um supermercado, por exemplo, está cada dia menor. Isso acontece justamente porque a inflação fez com que o Real perdesse o poder de compra.

Vamos apontar agora três fatores que causam a inflação?

  1. Lei da oferta e procura
    Esta lei aponta que: em havendo uma procura por um determinado produto ou serviço muito maior do que a sua oferta no mercado, os seus preços tendem a aumentar. Da mesma forma que, se essa procura está em um nível menor do que a oferta, os preços diminuem. De tal maneira que, quando há aumento excessivo na execução de compras e ele não é acompanhado pela oferta do produto, surge a inflação, elevando os custos.
  2. Elevação no custo de produção
    Outro fator bastante relevante para o surgimento da inflação é o aumento nos custos de produção de mercadorias e serviços.
    Seguem abaixo alguns motivos para tal comportamento:
    Elevação da carga tributária;
    Oneração da folha de pagamento dos colaboradores;
    Subida nos gastos com matérias-primas;
    Volume de dívidas da empresa.
    Tais custos gerados pelos apontamentos acima, tendem a ser incorporar o custo final do produto, proporcionando a elevação da inflação.
  3. Aumento na emissão da moeda
    Algumas vezes o governo de uma nação, sente a necessidade de imprimir mais dinheiro para amparar dívidas ou evitá-las, como no caso em que a arrecadação é bem menor do que os gastos (Existência de Déficit Primário).
    Na situação em questão, o volume de dinheiro em circulação aumenta de volume, porém ele não ocorreu de forma natural e nem está relacionado a uma geração de riqueza no país, e sim foi impresso de forma “forçada” para equilibrar o dinheiro disponível para o governo arcar com seus gastos.
    Sendo assim, haverá mais dinheiro em circulação do que produtos e serviços em oferta no mercado, o que acaba por promover o aumento dos preços e a inflação aumente.

Impactos da inflação

  1. Redução do poder de compra
    Perda do poder de compra por parte do consumidor como principal impacto da inflação.
    A inflação promove a desvalorização da moeda de um país e causa um aumento nos preços de serviços e produtos.
    A combinação de uma moeda desvalorizada no mercado com as mercadorias com um preço cada vez mais elevado, torna a situação da população em relação ao poder de compra cada vez mais difícil.
  2. Deterioração da rentabilidade de investimentos
    Ao entrarmos no mundo dos investimentos, é imprescindível que tomemos alguns cuidados.
    Importante procurarmos descobrir qual o nosso perfil de investidor, e assim podermos escolher o tipo ideal de investimento que se adeque aos nossos parâmetros, e entender como ele funciona. Também é importante procurarmos entender qual a sua rentabilidade efetiva, ou seja, descontada a inflação.
    Isso significa que se o seu investimento teve um retorno de 10%, por exemplo, e a inflação nesse período foi de 1%, sua rentabilidade efetiva foi de 9%. Da mesma forma, se nesse mesmo período a inflação foi de 12%, a rentabilidade efetiva foi de -2%.
    Como podemos ver acima, é possível que, mesmo rendendo uma boa porcentagem com seus investimentos, caso a inflação esteja muito alta, você acabe perdendo dinheiro.
  3. Diminuição de investimento de outros países
    Com a inflação alta, o investimento do mercado internacional no país é prejudicado. Isso porque uma economia com problemas traz incertezas ao setor econômico e é vista de maneira negativa pelos investidores.
    Portanto, a inflação gera diminuição nos investimentos internacionais, reduzindo, consequentemente, as contribuições para melhorias no país que esse dinheiro poderia oferecer.
    Agora, você que é um investidor ou deseja se tornar um,  já sabe o que é inflação e como ela pode prejudicar suas ações nesse setor. Então, confira este artigo sobre o mercado Bitcoin e fique por dentro desse investimento que está super em alta.
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias