Categorias: Política

“O retrato dos desafios das pessoas com deficiência no Brasil”

O ex-deputado Acrísio Sena preside o Instituto Centec. Foto; ALCE

Com o título “O retrato dos desafios das pessoas com deficiência no Brasil”, eis artigo de Acrísio Sena, historiador e presidente do Instituto Centec. Uma proposta para boas reflexões. Confira:

Com base em dados recentes (PNAD – 2022), o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania produziu uma verdadeira radiografia da população com deficiência no Brasil, compreendendo essa população de “pessoas com impedimento de longo prazo, de natureza física, intelectual ou sensorial, que convivem com barreiras que dificultam uma vida em igualdade de condições com o restante da sociedade” (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Não estamos falando de um grupo reduzido. São 18,6 milhões de pessoas com deficiência – número equivalente à população do Chile. O mais preocupante. Segundo a pesquisa, estamos diante de homens e mulheres, em sua maioria, com baixíssima instrução (quase 70% dessa população só tem o nível fundamental incompleto) e que registram as menores taxas de participação no mercado de trabalho.

Por isso, devemos repensar a inclusão e a acessibilidade nas escolas brasileiras. Nesse ponto, os dados são desafiadores. Das 178 mil escolas de Educação Básica no país, um terço não tem qualquer recurso de acessibilidade. Falta o básico. Instituições que não contam sequer com rampas. É preciso transformar essa situação excludente. Temos que investir pesado na acessibilidade das escolas, nos projetos de combate ao capacitismo, nos programas de reabilitação e na utilização das tecnologias assistivas.

Essas ações obterão êxito quando colocarmos em prática a qualificação dos profissionais que atuam com esse segmento historicamente excluído. Já temos a visão da realidade. É preciso agora agir e investir em políticas públicas.

*Acrisio Sena

Historiador e presidente do Instituto Centec.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais