“Uma casa em cada porto. Um abraço em cada pouso. Não são de grifes, nem baladas. São de verdade, em suas dores e delícias”, aponta a jornalista e publicitária Tuty Osório. Confira:
Cedinho da manhã o amigo cuida do jardim. Água, observação da lindeza das flores novas. Tem pensado em deixar para a noite, como forma de relaxar antes de tentar dormir. É um acadêmico, pesquisador dos caminhos que a sociedade fez, faz e deverá fazer. Cerebral. Com muitas pitadas de contemplação e ludicidade. Ser sábio é mais que conhecer. Trata-se também de sentir e brincar.
Daí que o amigo escuta os comentários do futebol, pelo rádio, antes das nove. O sol já vai alto, o café anda pela segunda rodada, servido fresquinho. Cozinhou o inhame, o cará ou a macaxeira, quitutes que não faltam na mesa que inicia o dia. Fruta, leite, tapioca e a conversa sem pressa com a companheira, na cozinha com janelas de madeira e vidro, muito verde na moldura e aves gorjeando, como no poema. Como só lá, na morada encantada do amigo e da amiga.
Na casa basca, de madeira e pedra, cumprem-se compromissos, mas esquece-se o relógio, de vez em quando. Estar lá é como não interromper a viagem, pois trata-se de um roteiro à parte, em versão sonho, descanso, histórias trocadas, risadas, desabafos, planos de salvação, consciências, cuidados. Destinos da nação, rotas de ajuste, malabares existenciais, orquídea com roupinha de espírito santo, flor do deserto, horta nas caixinhas, feijão com abóbora.
Também é abóbora o UBER na hora de partir. Amigos que são encantadores por essência, sem afetações nem cobranças. Tenho sorte de os ter. Uma casa em cada porto. Um abraço em cada pouso. Não são de grifes, nem baladas. São de verdade, em suas dores e delícias.
Tuty Osório é jornalista, publicitária, especialista em pesquisa qualitativa e escritora. Lançou em 2022, QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos); em 2023, MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA (10 crônicas, um conto e um ponto) e SÔNIA VALÉRIA A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho); todos em ebook, disponíveis, em breve, na PLATAFORMA FORA DE SÉRIE PERCURSOS CULTURAIS
Ver comentários (2)
Estive na casa em questão há pouco mais de 15 anos. É um privilégio partilhar a amizade, o carinho e a generosidade destes amigos queridos. Esse acadêmico sempre foi e será meu professor.
E gracioso navegar nas suas palavras.