Saiu o ranking “Melhores cidades para fazer negócios” elaborado pela consultoria Urban Systems e pela Revista Exame. A divulgação está no site do Sebrae.
O Ceará registra oito cidades dentre as 100 com bons ambientes para realizar negócios. O ranking classifica as cidades em sete indicadores: Serviços, Mercado imobiliário, Comércio, Saúde, Agronegócio, Educação e Indústria.
O ambiente macroeconômico e as condições gerais de oferta, demanda e infraestrutura em diferentes áreas colocaram oito cidades cearenses entre as 100 melhores do Brasil para a realização de negócios: tem a frente Fortaleza.
As outras cidades são Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Sobral. A categoria com o maior número de cidades cearenses é Educação, onde figuram Fortaleza, em 10º lugar, Maracanaú (20º), Caucaia (22º), Juazeiro do Norte (29º), Crato (34º) e Itapipoca (72º).
Na categoria Educação, são analisados 12 indicadores: matrículas na educação básica total, matrículas na educação privada, escolas na educação básica,
Na Indústria o ranking traz cinco cidades cearenses entre as 100 melhores para a realização de negócios na: Maracanaú (4º), Caucaia (17º), Sobral (25º), Maranguape (44º) e Itapipoca (85º).
Nesta categoria, são analisados 10 indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.
Em relação ao Mercado imobiliário, Fortaleza é a 8ª melhor cidade brasileira, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Salvador. Juazeiro do Norte também figura no ranking das 100 melhores cidades para fazer negócios no mercado imobiliário, ocupando a 82ª posição.
Na categoria mercado imobiliário, o ranking analisa nove indicadores: empregos no setor com renda mensal acima de cinco salários-mínimos, crescimento das empresas do setor da construção civil, projeção do número de novos.
Na categoria Saúde, Fortaleza (18ª posição) Maracanaú (85ª) e Itapipoca (96ª) estão entre as 100 melhores cidades brasileiras para a realização de negócios da área da saúde, de acordo com o ranking da Urban Systems.
No setor de Serviços os destaques vão para Fortaleza e Maracanaú consideradas as mais competitivas do Estado, ocupando as posições 28ª e 82ª, respectivamente.