O ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo proferiu palestra e lançou livro em Fortaleza, nessa segunda-feira (4), a convite do Movimento + Democracia, coordenado pelo ex-governador Gonzaga Mota.
Cerca de 100 pessoas acompanharam a palestra de Rebelo, que também foi presidente da UNE e tendo já presidido a Câmara dos Deputados. Ele fez crítica aos Três Poderes, ao assegurar que o Brasil estaria passando por um processo de desorientação e que haveria de se fazer um esforço para a retomada do crescimento econômico, quando ONGs estariam impedindo o processo com pautas a serviço do estrangeiro.
“O Ministério Público da Amazônia é um braço das ONGs que têm atuado como uma intromissão indevida à soberania nacional”, apontou Rebelo, em uma crítica às políticas ambientais, que não estariam contemplando o desenvolvimento do País.
“Estamos fadados ao fracasso se não mudarmos de rumo na política e, sobretudo, na economia”, comentou.
O ex-ministro defendeu a convocação de uma Constituinte originária e exclusiva para a feitura de uma nova Constituição ou, em outra opção, a apresentação de um “emendão” à atual Constituição, que contemple um aperfeiçoamento necessário para dar sustentação legal a mudanças que a sociedade estaria a exigir, sobretudo no âmbito do Poder Judiciário, diante de uma “hipertrofia”.
O Quinto Movimento
Aldo Rebelo também fez o lançamento de seu livro “O Quinto Movimento”, uma retrospectiva da nossa história em quatro períodos e sugere um “quinto movimento” para que o país possa sair de alguns impasses na atualidade.
(Colaboração do jornalista e poeta Barros Alves)