Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oportunidades para uma Fortaleza mais Inteligente, Humana e Sustentável

Propostas para candidatos à prefeitura de Fortaleza 2024

Este documento, “Oportunidades para uma Fortaleza mais Inteligente, Humana e Sustentável”, uma iniciativa política suprapartidária de entidades de TIC do Ceará, foi elaborado por um grupo de trabalho colaborativo e voluntário.

Seu único objetivo é apresentar propostas aos candidatos à prefeitura de Fortaleza, em 2024, na perspectiva da construção de uma cidade “mais inteligente, humana e sustentável” e, naturalmente, mais empreendedora.

As entidades e pessoas físicas que subscrevem este documento acreditam que estas oportunidades podem auxiliar nas políticas públicas do próximo governo e devem contar com o apoio da sociedade, academia, mercado e agentes de governo no uso de TICs com inovação e criatividade.

Blog do Eliomar

Síntese das Propostas:

  • Centro de Inteligência

Lócus de Estratégia e Articulação de ações de Impacto de uma Fortaleza mais Inteligente, Humana e Sustentável. Uma plataforma de dados integradora é a base para Fortaleza ser a capital da inovação no Brasil.

  • Serviços Inteligentes

Conjunto de iniciativas e projetos para otimização de serviços da prefeitura, com foco na inovação de processos com transformação digital (Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, Iluminação Pública, Participação Cidadã etc.).

  • Aceleradora de Negócios

Metodologia moderna com diretrizes, ações e iniciativas criativas e inovadoras que facilitem a criação e crescimento de negócios em tecnologia para o desenvolvimento social e econômico de Fortaleza, retendo e atraindo empresas para o mercado local.

  • Fábrica de Soluções

Modelo de formação, ideação e construção de soluções usando tecnologias modernas, ativado em todas as regionais de Fortaleza, criando ambientes para o desenvolvimento de soluções inteligentes e disruptivas, envolvendo principalmente jovens da periferia.

  • Cidadania Digital

Trata da criação de espaços de fruição, inclusão, letramento e empoderamento do cidadão cearense dentro do universo das novas tecnologias, democratizando o acesso, às tecnologias do futuro focado na integração social do jovem e da pessoa idosa.

PREMISSAS ESTRATÉGICAS

De acordo com a metodologia utilizada no mapeamento das cidades com potencial inovador, chamada Câmara das Cidades 4.0, pelo Ministério das Cidades e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal em 2019. A Carta Brasileira para Cidade Inteligentes desenvolveu uma plataforma de diagnóstico das capitais brasileiras.

Uma Cidade 4.0, segundo a plataforma, está comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável e a transformação digital, em seus aspectos econômico, meio ambiente, sociocultural e de capacidade institucional, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.

Fortaleza, segundo o estudo, apresenta os seguintes indicadores, dentro das quatro dimensões das cidades 4.0, indicadas abaixo:

Blog do Eliomar

Em capacidades institucionais, Fortaleza está no nível 3. Sem avançar nesta dimensão, não existe Fortaleza Inteligente. A cidade de Fortaleza deve apresentar planejamento e estratégia de transformação digital, incluindo planos e políticas de dados, e acompanhamento por indicadores e metas. Deve existir uma liderança no processo de articulação com diversos atores envolvidos. Os planos de ampliação da infraestrutura urbana e de TIC reconhecem a necessidade de oferecimento de serviços on-line.

A produção e uso de dados indicam a necessidade de interoperabilidade entre os setores e secretarias. A identificação de áreas prioritárias de políticas públicas de gestão por processos de acompanhamento e monitoramento já deveriam estar disponíveis on-line no portal da cidade. Os resultados dos indicadores apontam que deve haver condições infraestruturais para se avançar em direção à cidade inteligente sustentável. Precisamos dar uma urgência a este ponto.

No indicador de Meio Ambiente espera-se a existência de ações implementadas para melhoria e uso de TICs em serviços e soluções. para buscar excelência o conjunto de fatores são esperados:

a. Existe participação de atores diversos nas decisões sobre a transformação digital da cidade nessa dimensão.

b. A captura e organização dos dados estão implementadas permitindo que os serviços atendam à maioria da população, ainda que não integrados.

c. A cidade está preparada para ações de inclusão digital, monitoramento periódico de políticas e pesquisas de satisfação, algo urgente que deve acontecer.

d. A infraestrutura urbana e de TICs deve disponibilizar serviços urbanos e aplicações com uso de TICs para melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Quanto às dimensões Sociocultural e Econômica, a cidade busca o desenvolvimento por meio da utilização de tecnologia, entre outras ações. As tomadas de decisão em relação à cidade inteligente sustentável precisam ter mais participação dos munícipes em diversos arranjos e atores institucionais. Os serviços públicos oferecidos precisam atender ainda mais à maioria da população de modo integrado e por multicanais digitais.

As pesquisas de satisfação e sua disponibilização apontam para infraestruturas urbanas e de TIC implantadas, permitindo a ampliação da oferta de serviços públicos com uso de TIC e com interoperabilidade. Os dados são adequadamente armazenados, processados e geridos em sistemas e plataformas digitais públicas, mas sem inteligência consolidada.

Segundo o estudo, esse é o caminho onde Fortaleza deve integrar tecnologicamente sistemas e o território com demais municípios. Deve existir um portal de dados abertos com uso de ferramentas de TICs avançadas e preditivas, para o subsídio de serviços e soluções inteligentes, em tempo real.

Os sistemas de gestão e governança pública precisam ser interoperáveis, e com forte participação social. As pesquisas de satisfação com as partes interessadas devem ser permanentes visando o aperfeiçoamento das políticas públicas, em um processo sistemático de avaliação contínua.

Dessa forma, o grupo de trabalho deste documento iniciou o processo de escrita deste documento e usou uma reflexão a partir das jornadas das pessoas usuárias, isto é, uma abordagem centrada nos cidadãos de Fortaleza, que compõem a força de trabalho e as empresas da nossa cidade.

As iniciativas sugeridas são integradas, isto é, funcionarão melhor se aplicadas em conjunto, pois cada uma possui sua camada de impacto dentro dos objetivos e metas que deseja cumprir, ajudando a administração pública na construção de um ambiente de negócios de TI mais inclusivo, próspero e generoso para todos.

Dentro da lógica da jornada de impacto no setor a partir de um modelo visual, temos a camada mais externa, uma primeira instância onde encontramos a população fortalezense, que passará por um processo de sensibilização dentro da transformação digital, garantindo mais conhecimento e autonomia dentro dos ambientes digitais e sua capacidade de transformar nossas vidas.

Esse empoderamento dentro de propostas de melhoria da nossa cidade terá um forte incentivo ao empreendedorismo digital, construindo ideias que podem se tornar negócios. Nesta camada será estimulada a juventude a criar soluções, com o apoio e mediação do governo, mentores e seus familiares, em um ambiente de ideação de soluções. Projetos de empresas escaláveis e em expansão estabelecidas na cidade também fazem parte do processo.

O próximo nível de impacto diz respeito a três estratégias que dão suporte ao modelo:

  • Uma camada para acelerar o ambiente de negócios locais, oferecendo inteligência competitiva, infraestrutura, Business Intelligence, competitividade tributária com demais polos tecnológicos no Brasil e promoção de uma cadeia de suprimentos que facilite os negócios e atraia investimentos para Fortaleza.
  • Uma camada que trata da investigação, design e implantação de serviços públicos da cidade, gerando demandas de projetos nos diversos setores carentes de soluções digitais. Essas soluções deverão ser implantadas com forte participação em sua concepção e implementação do ecossistema local de TIC e transformarão Fortaleza numa cidade com serviços públicos ao máximo digitais, eficientes e ágeis.
  • Uma camada onde soluções são pensadas para resolver problemas das cidades e seus moradores. Isto vai envolver desde a capacitação de mão de obra para empresas como a formação de pessoas empreendedoras em soluções digitais para impacto territorial, social e econômico em tecnologias. Finalmente, o núcleo desse construto tem um olhar no levantamento e análise de dados que dão subsídios a todas as demandas de governo para facilitar a tomada de decisão pelo grupo consorciado dos setores públicos e privados de Fortaleza, bem como de criação de um ambiente físico e de uma plataforma digital que congregue e integre os diversos componentes do ecossistema local de TIC, estimulando a sinergia desses atores na criação de uma Fortaleza Inteligente.

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS

1 – Centro de Inteligência

O QUE É?

Lócus de Estratégia e Articulação de ações de Impacto de uma Fortaleza mais Inteligente, Humana e Sustentável. Uma plataforma de dados integradora é a base para Fortaleza ser a capital da inovação no Brasil.

A criação de uma plataforma inteligente de coleta, integração e análise de dados usando Inteligência Artificial e sua disponibilização para a sociedade permitirá a identificação e o fomento a oportunidades de desenvolvimento de nossa cidade, seja por entes públicos ou privados.

Além da plataforma digital, engloba um espaço físico de colaboração integrando os diversos atores de tecnologia (centros de pesquisa, startups, empresas e órgãos de governo) instalados em nossa cidade, abrigando núcleos de inteligência de dados e ambientes de discussão aberta e transparente com o ecossistema local das oportunidades identificadas e/ou definidas via brainstorms conjuntos.

É no Centro de Inteligência que o cidadão, empresa, entidades, sociedade em geral se dirigem para dar sugestões ou procurar soluções para problemas estruturais/ coletivos, sociais/ econômicos, tecnológicos/ inovadores que possam ser atendidos pelos demais serviços propostos.

O QUE PRECISA SER FEITO?

  1. Identificar/CriarespaçodeimplantaçãodoCentrodeInteligênciae estabelecer parcerias/convênios com áreas de pesquisa/inovação dos centros de formação em tecnologia da informação e comunicação instalados em nosso município, além de demais atores do ecossistema local de inovação (Entidades empresariais, Hubs de Startups, Associações e Organizações da Sociedade Civil), definindo um plano claro de governança e gestão das parcerias, incluindo acordos formais (MOUs), com objetivos e responsabilidades claramente delineados para cada parceiro.
  2. Criaçãodeumaplataformadeanálisededadosdacidadeintegrando inteligência artificial adotando padrões de segurança e privacidade desde o início (como GDPR) e garantindo a escalabilidade da plataforma, com informações abertas para disponibilizar informações municipais para o público, promovendo transparência e inovação.
  1. Agendacontinuadaeparticipativa,abertaatodooecossistemalocal,de informação e discussão de todas as iniciativas e oportunidades identificadas, implementando um sistema de feedback para continuamente melhorar o processo.
  2. Aberturaparaaparticipaçãoativaepermanentedasociedadecivilem reuniões de avaliação de dados.
  3. Fomentarparceriasinternacionaisparatrocadeconhecimentoe tecnologia.

2 – Serviços Inteligentes

O QUE É?

Conjunto de iniciativas e projetos para otimização de serviços da prefeitura, com foco na inovação de processos com transformação digital (Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, Iluminação Pública, Participação Cidadã etc.).

Tem como principal propósito a construção orquestrada de demandas de soluções para o setor público municipal.

Deverá ter constante contato com os fornecedores de tecnologia locais, fazendo uso de sua força de trabalho e inovação para realização de negócios entre esses fornecedores e a prefeitura.

O QUE PRECISA SER FEITO?

  1. UtilizaçãodoCentrodeInteligênciaparaidentificaçãodeoportunidadesde transformação dos processos digitais do município, a partir da sua plataforma de dados e IA, bem como benchmarks com outras soluções de referência mundiais.
  2. Definiçãodeumconjuntoagressivoeambiciosodeimplantaçãode soluções de digitalização e inteligência da gestão e serviços públicos municipais, acompanhada e divulgada pelo Centro de Inteligência, utilizando o ecossistema local.
  3. Ambientesdediscussãocomoecossistemalocalparadesenvolvimentoe compartilhamento prévio das iniciativas mapeadas que serão implantadas pela gestão, tendo como objetivo fomentar a transparência dos investimentos públicos e o crescimento de um forte ambiente de negócios baseado em Fortaleza.

3 – Aceleradora de Negócios Local

O QUE É?

Metodologia moderna com diretrizes, ações e iniciativas criativas e inovadoras que facilitem a criação e crescimento de negócios em tecnologia para o desenvolvimento social e econômico de Fortaleza, retendo e atraindo empresas para o mercado local.

Esta camada da Fortaleza Inteligente tem como propósito otimizar e deixar mais eficiente todo e qualquer processo para a instalação, operação e funcionamento de empresas, facilitando o match de negócios dos Serviços Inteligentes.

O QUE PRECISA SER FEITO?
A Aceleradora de Negócios Local irá promover:

  1. ApartirdoCentrodeInteligênciaedasiniciativasneledefinidas, desenvolver oportunidades de negócios para o ecossistema local.
  2. CompetitividadeeSimplificaçãoTributária,equalizandoFortalezaaos grandes polos tecnológicos do Brasil, com uma alíquota padrão de ISS de 2%, para potencializar a criação, manutenção e atração de empresas para o ecossistema local.
  3. Otimização,desburocratizaçãoeeficiêncianosprocessosdeinstalação, operação e funcionamento de empresas.
  4. Vitrinedesoluçõesdenegóciosdoecossistemalocalcomimpacto econômico para compradores.

4 – Fábrica de Soluções

O QUE É?

Modelo de formação, ideação e construção de soluções usando tecnologias modernas, ativado em todas as regionais de Fortaleza, criando ambientes para o desenvolvimento de soluções inteligentes e disruptivas, envolvendo principalmente jovens da periferia.

Jovens empreendedores participarão de jornadas no desenvolvimento de suas soluções para impacto local, regional, nacional ou internacional, tendo como referências as demandas territoriais e dados do Centro de Inteligência e as diretrizes da Fortaleza Inteligente.

Como espaço de ideação e experimentação, terá como principal foco a formação de mão de obra especializada e de amadurecimento de projetos de produtos para fomento de empresas e desenvolvimento econômico do setor.

O QUE PRECISA SER FEITO?


A cadeia produtiva da Fábrica de Soluções envolve:

  1. Criaçãode(unidadesdeproduçãodesoluçõestecnológicas)com equipamentos computacionais, plataformas modernas, novas tecnologias (computação em nuvem, IoT, IA, Games, Metaverso, etc);
  2. Formaçãoementoriadejovenshabilitadosadominareexploraros equipamentos, plataformas e tecnologias acima para a atender as demandas das empresas locais;
  3. Coletadedemandadesoluçõesdasempresaspúblicaseprivadas, startups tanto locais quanto nacionais e internacionais;
  4. Articulação,paraconsolidaçãodenegócios,entreostrêselementosacima com empresas, startups, setor produtivo e governo;
  5. PrevisibilidadedeinstalaçãodasFábricasemtodososbairrosde Fortaleza, coordenados por uma entidade não governamental, usando equipamentos de tecnologia existentes, garantindo a formação de mão de obra qualificada para demandas de mercado.

5 – Cidadania Digital

O QUE É?

Trata da criação de espaços de fruição, inclusão, letramento e empoderamento do cidadão cearense dentro do universo das novas tecnologias, democratizando o acesso, às tecnologias do futuro focado na integração social do jovem e da pessoa idosa.

Envolverá jovens e seus familiares, idosos, agentes culturais, pessoas inovadoras, produtores de conteúdo, estudantes e professores, grupos e coletivos de todos os setores da cidade a viverem experiências com tecnologias de forma disruptiva, pelo contato com o metaverso, jogos, Inteligência Artificial, robótica, IOT, etc.

Esta ação tem o propósito de sensibilização, campo de experimentação das soluções da Fábrica de Soluções e aplicação dos Serviços Inteligentes. Estes espaços de contato contarão com vivências onde o cidadão irá compreender seu papel na cidadania digital, aprendendo a usar essas tecnologias no seu dia a dia, dando a oportunidade do fortalezense se tornar um indivíduo propositivo na mudança do seu bairro, debatendo o uso responsável das mídias digitais enquanto ferramenta de identidade, política afirmativa, prestação de serviços digitais, orientação no uso das ferramentas online, Gamecultura, Cultura Digital e muito mais, contribuindo com dados para o Centro de Inteligência.

Finalmente, os espaços de Cidadania Digital contam com forte potencial turístico, revitalização e pertencimento dos espaços urbanos e ponto de encontro para as novas tribos digitais em dimensões reais.

O QUE PRECISA SER FEITO?


As ações do Cidadania Digital envolvem:

  1. RequalificaçãodosespaçosdeCulturaDigitaleJuventudedeFortaleza envolvendo atividades com o cidadão voltados para a transformação digital e que esses ambientes possam estimular os jovens a pensarem em inovação e, se oportuno, abrir espaço para o empreendedorismo;
  2. Sensibilizaçãoeeducaçãosobreaimportânciadaparticipaçãocidadã utilizando plataformas digitais para facilitar a participação e a transparência das reuniões.
  3. ApoioaconstruçãodoEspaçodeJogos,comatraçõesdiversas(primeiro museu permanente de jogos do Brasil, fruição em Gamecultura, eventos, debates do setor, etc);
  4. PlanodeInclusãoDigitalcontínuadefortalezensesquebuscamconhecer as novas tecnologias para se tornarem cidadãos com mais autonomia;
  5. Promoçãodedebatessobreousodetecnologiasparaodesenvolvimento de cidades criativas, com a participação dos seus usuários e sociedade civil organizada;
  6. RealizarconvênioscomváriasentidadespresentesemFortalezapara ocupação desses espaços, citando algumas: SENAC, SENAI, SESC, SESI, SEBRAE, UFC, UECE, IFCE.
  7. Infraestruturaadequadaparasuafruiçãoemcalendário permanente: banda larga, 5G (empresas); equipamentos através de compras e ou patrocínio de grandes fabricantes, agenda de eventos.
  8. Apoioàutilizaçãodassoluçõesqueocidadãopoderácontribuircomo fornecimento de dados para o Centro de Inteligência, tipo: problemas nas vias públicas, interação com órgãos públicos, segurança, dentre outros;
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias