Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Os 298 anos da ‘Loura desposada do sol'”

Irapuan Diniz Aguiar é advogado

“O modelo de cidade contemporânea pouco nos tem motivado a contemplação da rua, do mar, do céu”, aponta o advogado Irapuan Diniz Aguiar. Confira:

“Junto à sombra dos muros do forte, a pequena semente nasceu, em redor, para a glória do Norte, a cidade sorrindo cresceu”. E eis que a “loira desposada do sol” chega aos 298 anos de vida. O professor e maestro Antônio Gondim, de quem fui aluno no então Ginásio 7 de Setembro, foi o autor da música conferindo ao hino oficial um colorido especial aos seus versos os quais bem retratam o nascedouro e o crescimento da bela Capital cearense. Apesar da grande metrópole que nos tornamos, Fortaleza guarda em seus costumes a “malemolência” daqueles que transitam do fim da tarde e início da noite por suas ruas e avenidas. O calor e a luz constante afagam os turistas que aqui chegam.

O fortalezense tem uma afetividade específica no seu modo de viver e acolher. Essa facilidade de “puxar assunto” na rua, o riso fácil e o espírito moleque que o caracteriza não precisa de muita intimidade para fazer brincadeiras e despertar o interesse de alegrar-se e alegrar o outro fazendo parar as pessoas no meio da praça para assistir as “marmotas” de um eventual palhaço.

Paula Ney, num de seus poemas, descreve a beleza de nossa cidade ao recitar “ao longe, em brancas praias embaladas pelas ondas azuis dos verdes mares, a Fortaleza, a loura desposada do sol”. Esta referência feita pelo poeta me faz lembrar de nossa essência praiana.

Foram muitas as transformações que a Fortaleza do ilustre poeta passou. De fato, vivíamos um pouco mais ao sol antes do que agora, quando estamos à sombra de edificações altíssimas desde sua esplêndida orla marítima. O modelo de cidade contemporânea pouco nos tem motivado a contemplação da rua, do mar, do céu. O fato é que nossa urbe ainda tenta se entender como grande Capital do País e, ao mesmo tempo, ser o paraíso onde tantos desejam gozar férias à beira do mar com água de coco.

Temos muitos desafios próprios de como nos portar nessas dimensões uma vez que fortalezense é a conjuntura de filhos de toda as cidades do Ceará, e isso nos faz heróis em resiliência dos bons hábitos da cidade pequena como colocar cadeiras na calçada para falar da vida cotidiana. Vindo da pequenina Cedro, com que orgulho fui agraciado com o título honorário de cidadão de Fortaleza.

Tenho uma visão particular desta cidade no futuro, no qual eu creio e trabalho para que assim se torne. Ela permanece ainda ‘loura bronzeada do sol’, íntima de seu mar, mas desposada pôr os milhões de afetos que nela vivem. Viva Fortaleza!

Irapuan Diniz de Aguiar é advogado

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Vozão poderá sentir hoje o “gostinho” do G4, após 44 partidas pela Série B

Vozão poderá sentir hoje o “gostinho” do G4, após 44 partidas pela Série B

Desde a última temporada, além de cinco rodadas neste ano, que o Vozão ainda não conseguiu sentir o "gostinho" de entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, quando

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63, e o ministro Hossein Amir-Abdollahian, das Relações Exteriores, caiu neste domingo (19), quando sobrevoava as montanhas do Azerbaidjão. Segundo

“Ninguém me ensinou sobre finais”

“Ninguém me ensinou sobre finais”

"Me tornei mãe, agora eu que recebo as cartinhas e músicas", aponta a pedagoga Cynthia Rabelo. Confira: Mês de maio sempre foi um mês que me deixava feliz. Seja por

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Com parentesco a pré-candidatos à Prefeitura de Icapuí,  o deputado federal José Airton Cirilo anunciou neste fim de semana a neutralidade de apoio no município do Litoral leste do Ceará.