Categorias: Artigo

“Os dramas da Educação” – Por João Teles de Aguiar

Professor João Teles. Foto: Reprodução

Com o título “Os dramas da Educação”, eis artigo de João Teles de Aguiar, professor, historiador e membro da Confraria de Leitura.

Confira:

Sempre vejo jovens (colaboradores das escolas e professores novatos) se estressando com a educação da meninada, com uma angústia sem fim. E com a extrema dificuldade, com os (novos) maus costumes e com a teimosia da petizada… É… está difícil ser professor. E não tem sido fácil enfrentar esse mundo cheio de mudanças. Mal sabem os tais jovens de que falo que essa gente (crianças e jovens) é bombardeada, toda hora, por milhões de informações… as mais nefastas possíveis. Os pais também estão atônitos, pedindo socorro, muitas vezes sem ter muito o que fazer. Como diz a música… “Não tem sido fácil viver assim…”

A internet – o mundo hodierno, com suaa transformações, tem sido, cada dia, mais desafiadora. Ê, Ê…

Quem vai pra Pedagogia ou pra Licenciatura, tem que ter isso em mente. Se não quiser bater em retirada!

Como esse Artigo é para animar e não o contrário, vamos enfrentar essa dramaticidade juntos, meninos!

Na dificuldade, peçam ajuda. Ao colega do lado, aos professores mais tarimbados, à coordenação, à gestão… Nunca fiquem sós com as agruras do dia a dia. Os perrengues existem em qualquer setor. Na Educação, não é diferente. Mas, se há problemas, vamos enfrentá-los com zelo e acuidade. Aliás, o ditado popular ensina: “A vida é dura, pra quem é mole!”

E se a crise faz caretas pra gente, vamos pra cima dela. O mundo de hoje é assustador, em muitos aspectos, mas é maravilhoso e instigador… Se as salas de Pedagogia estão cheias de jovens… beleza!

Vamos municiá-los, mestres! Vamos injetar na moçada o líquido da bravura, da sensatez e, principalmente, da esperança.

Imagine um pedagogo, um professor, um líder, sem vontade, sem sangue no olhos, em busca das transformações… capiongo, desanimado, ensimesmado? Não, isso, não! Ânimo, moçada!

*João Teles de Aguiar

Professor, historiador, integrante do Projeto Confraria de Leitura.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais