Categorias: Economia

Pacajus ganha a primeira Fecularia Social do Ceará

Fachada da Fecularia que será gerida pela Adece. Foto: Divulgação

Com investimento de mais de R$ 20 milhões realizado pela Ambev, a cidade de Pacajus (Região Metropolitana de Fortaleza) acaba de ganhar a primeira Fecularia Social do Ceará. O equipamento, inaugurada na última quinta-feira, foi cedida para a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

A implantação da fábrica prevê o impacto positivo em 80 famílias com a compra da mandioca pela Ambev e mais de 3 mil pessoas serão beneficiadas de formas direta e indireta. A Associação dos Produtores de Mandioca e Amido de Pacajus (ASPROMAP), localizada próximo ao parque industrial da cervejaria, em Aquiraz, foi a entidade escolhida para assumir a gestão da fecularia.

Construída em um terreno de 205 mil metros quadrados, a fecularia tem capacidade de beneficiar 30 toneladas por dia de mandioca, sendo 3 toneladas por hora, proveniente dos arredores da fábrica e de qualquer município do Ceará.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), o Sebrae e a Organização das Cooperativas do Brasil – Ceará e outras entidades estão engajadas na capacitação dos gestores da fábrica, como também na qualificação dos produtores de mandioca. A construção da fecularia pela companhia de bebidas é uma contrapartida dos incentivos concedidos pelo Governo do Ceará, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais