As obras de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água dos municípios de Horizonte, Pacajus e Chorozinho, todos situados na Região Metropolitana de Fortaleza, avançaram e a primeira estação de tratamento de água com a tecnologia de ponta, ultrafiltração, sob responsabilidade da Cagece, serão entregues em abril deste ano. Assim a companhia dará início à fase de operação assistida da estação, que vai garantir água de qualidade para a população destes três municípios.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, reforça que o novo sistema integrado foi projetado para atender os três municípios pelos próximos 30 anos. “O momento hoje foi de visita, para conversar com os engenheiros da obra para que a gente consiga cumprir os prazos. Esse novo sistema vai trazer uma melhoria enorme para a população em qualidade e quantidade todo dia e o dia todo”.
A obra contempla a construção de três reservatórios, que, juntos, possuem a mesma capacidade de armazenamento de cinco piscinas olímpicas. A ampliação do sistema conta com a implantação de mais de 33 km de adutoras.
Inicialmente, a ETA de ultrafiltração vai abastecer Pacajus e Horizonte, a partir de abril, até a obra ser totalmente concluída em novembro deste ano, com a entrega da adutora que vai transportar água do novo sistema para o município de Chorozinho. Vale destacar, que além dos três municípios, o sistema integrado deve atender também os distritos de Queimadas e Triângulo.
Reservatórios Resilientes
Os três reservatórios foram construídos em aço vitrificado, que são mais uma inovação no estado realizada pela Cagece. A estrutura dos novos reservatórios é mais resistente e mais eficiente com relação a estanqueidade do que reservatórios de concreto convencionais.
Dois dos reservatórios de aço vitrificado possuem uma capacidade de cinco mil metros cúbicos, cada um, e estão localizados na nova ETA em Pacajus, O terceiro reservatório possui capacidade de 2.500 metros cúbicos de água e está localizado em Horizonte.