Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza), terra de grandes poetas como Juvenal Galeno e Artur Eduardo Benevides, está com um visual diferente: o projeto Livro de Rua fez a cidade ganhar poemas de diversos(as) autores(as). Um verdadeiro livro com páginas, em formato de cartazes lambe-lambe, coladas nas vias de Pacatuba.
Organizado pelo realizador e produtor cultural Sivirino de Caju, o terceiro título do projeto do Livro de Rua conta com poemas de 34 autores e autoras, que atuam nas mais diversas áreas. São escritores, músicos, professores, produtores culturais, ilustradores, brincantes e comunicadores que trazem diversidade de idade, gênero, raça e estilo, refletindo a pluralidade de vozes. O
projeto Livro de Rua também acontece em outras cidades, como Fortaleza, onde já conta com dois títulos (Cidade Iracema e Poesia Circular).
A proposta do projeto foi reunir um bom número de poetas, sendo alguns mais conhecidos do público e outros nem tanto. O Livro de Rua Pacatuba traz poemas de Pingo de Fortaleza, Duda Caapora, Parahyba de Medeiros, Sara Escudeiro, Haroldo Barbosa, Pajé Toninho Gavião, Clarinha Clarecer, do próprio Severino e vários outros(as). O designer dos cartazes ficou por conta de Elane Fidélis. Os poemas também serão disponibilizados em um site, que traz mais detalhes sobre o projeto (https://livroderua.com/pacatuba/).
Um dos critérios para a seleção foi justamente buscar pessoas com diferentes características e uma diversidade de idade, gênero, raça e estilo, refletindo a pluralidade de vozes que contribuem para o projeto.
Poemas de conhecidos e estreantes são expostos.O Livro de Rua Pacatuba foi viabilizado graças ao Edital da Pnab, via Secretaria de Cultura de Pacatuba. O projeto, com produção da Caapora Bem Viver, não tem aspecto comercial, mas sim uma “dimensão lúdica”, como brinca Sivirino de Caju. Para ele, a ideia é que a poesia e o designer andem de mãos dadas buscando tornar o cotidiano da cidade menos triste e tedioso, mais alegre e mais gentil. Enfim, mais poético. “No Brasil de hoje, ler e escrever, ainda mais quando se trata de poesia, tornaram-se gestos desafiadores”.
SERVIÇO
*Poemas também disponíveis no site: https://livroderua.com/pacatuba/