Nesta quinta-feira, às 18 horas, a Prefeitura de Fortaleza vai reabrir o Memorial do Paço. No retorno das atividades, será apresentada a exposição “Siara’s: da colonização à formação de um povo”, que resgata a história do período colonial da Capital cearense. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), com apoio das secretarias municipais de Governo (Segov), Educação (SME) e Turismo (Setfor).
A exposição “Siara’s: da colonização à formação de um povo” contém pinturas do artista Hernane Pereira, que resgatam a influência indígena na história e cultura cearense. A iniciativa também oferece Educação Patrimonial conceitualmente elaborada, valorizando uma experiência educativa que abrange os conceitos de arte, cultura e patrimônio.
No evento de abertura será exibido o canto das jandaias, com o objetivo de resgatar a influência indígena na história de Fortaleza. Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar um ritual do Toré na sala dos ex-prefeitos, para fortalecer os laços com as tradições culturais locais. Além disso, uma representação do cocá da Tribo Tremembé também será apresentada, simbolizando os povos indígenas que habitavam o local.
“Temos o objetivo de conectar a memória individual e coletiva, apresentando vestígios desse percurso histórico, expondo seus elementos materiais e sua dimensão imaterial, para diversas possibilidades de encontros entre o nosso passado e o nosso futuro”, destaca o secretário municipal da Cultura, Elpídio Nogueira.
Acessibilidade
Para tornar a exposição acessível a todos, cada obra terá fichas catalográficas que incluem informações técnicas em escrita tradicional, além de um QR Code que oferece acesso a uma página com imagens da obra, descrições técnicas e áudio com a narrativa.
SERVIÇO
*Paço Municipal – Rua São José, 01 – Centro.