Categorias: Economia

Padarias do Ceará lançam campanha para aumentar vendas durante a Quaresma

Setor quer 15% a mais de vendas do produto. Foto: Arquivo

Em clima de Quaresma, o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Ceraá (Sindpan) acaba de lançar uma campanha para aumentar a venda do tradicional pão de coco. Segundo a direção do sindicato, a expectativa é aumentar a venda do produto em cerca de 15%.

Durante a Semana Santa, estima-se que sejam vendidas cerca de três milhões de unidades em todo o Estado, impulsionando o setor de panificação e gerando empregos temporários para atender à alta demanda.​

Patrimônio

O pão de coco é reconhecido oficialmente como Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial do Ceará. Isso por meio do projeto de lei 264/2025, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB).

Segundo o presidente, o alimento é símbolo da identidade gastronômica do Ceará e uma tradição durante a Páscoa: “O pão de coco transcende a culinária e se firma como um elo entre gerações, presente em momentos afetivos, celebrações populares, cafés em família e lanches à beira-mar. Está incorporado às tradições do nosso povo, evocando memórias afetivas e reforçando laços culturais, tanto no litoral quanto no interior do Estado.”

Receita do pão de coco

A receita típica do pão de coco cearense é caracterizada por uma massa macia e levemente adocicada, incorporando coco ralado fresco e em flocos, o que confere ao pão uma textura única e sabor marcante. Ingredientes como farinha de trigo, água, sal, açúcar, leite de coco, fermento biológico e ovos são combinados e submetidos a um processo de fermentação cuidadoso, resultando em um pão dourado por fora e macio por dentro.​

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais