Categorias: Religião

Padre Ibiapina se junta a Padre Cícero em processo de santificação de cearenses

Padre Ibiapina está sepultado na Paraíba. Foto: Reprodução/Paróquia de Arara-PB

O Vaticano informou nesta segunda-feira (31) que o sacerdote cearense José Antônio Maria Ibiapina, o Padre Ibiapina, se tornou Venerável. É o segundo estágio até um longo processo de canonização, quando acontece a santificação.

O Ceará ainda tem Padre Cícero, Santo Popular, mas ainda na beatificação, desde 2022. Os dois religiosos foram contemporâneos por 39 anos.

Quando Ibiapina foi ordenado sacerdote, aos 47 anos, Cícero já contava com 9 anos de idade.

A demora da ordenação do sobralense Ibiapina foi a sua luta em defesa dos mais pobres e escravos, na condição de professor, advogado, delegado em Quixeramobim, parlamentar e juiz. Sem conseguir superar o sistema (morreu cinco anos antes da Lei Áurea), retornou ao seminário para se dedicar ao nordestino mais sofrido na Paraíba e no Rio Grande do Norte, quando ficou conhecido como “o peregrino da caridade”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais