Palmácia terá seu III Festival da Rapadura

Eis um doce que não falta na mesa do agricultor em geral. Foto: Governo Federal

Vem aí III Festival da Rapadura.

Vai acontecer nos dias 16 e 17 de agosto próximo, na cidade de Palmácia (Maciço de Baturité).

A realização é da Família Fernandes/Horacio, tendo à frente Júnior Holanda.

A Família Fernandes promove esse evento no Engenho Horácio, que conta mais de 130 anos.

Na programação, produção artesanal de cachaça e rapadura, feira de produtos regionais, torneio de tiro ao alvo com baladeira, forró pé-de-serra e o tradicional pega de boi no mato.

Sobre a rapadura

A rapadura é um doce nutritivo fabricado puro (melado da cana-de-açúcar) ou com sabores agregados a ela (gengibre, coco, amendoim).

Em geral, seu formato é retangular, mas ela também pode ganhar formas diversas (estrelas e bichinhos, além de formas geométricas – losango, quadrado, círculo).

Há também as rapaduras pequenas (120 g) e as rapadurinhas (25 g), depende do tipo de mercado escolhido para a comercialização e do perfil do consumidor.

Hoje, a rapadura pode ser feita na indústria, mas ainda é predominante no País o processo artesanal de produção, muitas vezes, feito em pequenos engenhos.

Independentemente desse fator, a rapadura precisa passar por processos de decantação e filtragem, além de outros de igual importância para obtenção de um produto final de qualidade.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais