Com apenas 15 pontos em 19 partidas, o Fortaleza encerrou o primeiro turno do Brasileirão na penúltima colocação na tabela de classificação. A posição da equipe cearense é a mesma de quando o time foi rebaixado da última vez à Série B, em 2006, mas na época contava com 20 pontos, cinco a mais com relação à atual temporada.
Ao final do Brasileirão de 2006, o Fortaleza somou mais 18 pontos e ficou na antepenúltima colocação. Também foram rebaixados o Santa Cruz, o São Caetano e a Ponte Preta, todos na parte debaixo da tabela no primeiro turno, sendo que o time pernambucano permaneceu na lanterna durante boa parte do primeiro turno e por todo o returno, assim como ocorre atualmente com o Sport de Recife.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, para escapar do rebaixamento, o Fortaleza terá que ter um desempenho de G4 no returno, ou seja, somar 30 pontos em 19 partidas, o dobro do desempenho no primeiro turno.
De acordo ainda com a universidade mineira, somente o Fortaleza e o Sport possuem mais de 70% de chances de rebaixamento, com a equipe cearense aparecendo com 71% e o time pernambucano com 86.6%.
Apesar do fraco desempenho do Fortaleza, o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, assegura a permanência da equipe na elite do futebol brasileiro. Tomara que não seja mais um passe errado…