A paralisação dos professores da rede de ensino público de Fortaleza adiou para a próxima segunda-feira (5) o início do ano letivo nas 573 unidades educacionais gerenciadas pela Prefeitura. A paralisação foi decidida em assembleia do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), nesta terça-feira (30), pelo reajuste salarial de 10.09%.
Em reunião no Paço Municipal, nessa segunda-feira (29), o prefeito Sarto informou à comissão de professores que somente na sexta-feira (2) deveria apresentar a proposta da Prefeitura.
“A gestão teve todo o mês de janeiro para elaborar uma resposta à pauta de reivindicações da categoria, que foi apresentada no final do ano passado”, comentou a presidenta do Sindiute, Ana Cristina Guilherme, ao justificar o estado de greve aprovado em assembleia.
“2024 é ano eleitoral e temos pouquíssimo tempo para a definição de qualquer pauta financeira. Se não lutarmos hoje, levaremos calote amanhã”, ressaltou Ana Cristina.
Segundo o Sindiute, o reajuste salarial é considerado crucial para que os educadores alcancem o piso atual do magistério, estabelecido em R$ 4.580,57, e deve ser aplicado de forma linear em toda a carreira. A categoria critica ainda o desconto de 14% nos salários dos aposentados e exige a restituição imediata desse valor. O pagamento do precatório do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), pendente desde 2015, também é uma reivindicação.
Os professores cobram também a garantia de direitos iguais para os docentes aprovados no concurso de 2022, que perderam os direitos aos anuênios e à licença-prêmio. Ademais, demandam a inclusão dos funcionários de escola no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação, a aplicação da CLT para os professores substitutos e a realização de concursos públicos para professores, técnicos, supervisores e orientadores.
Calendário de Paralisações:
31/01 – Passeata da Praça do Ferreira ao Gabinete do Prefeito
01/02 – Ato na Câmara Municipal
02/02 – Ato em frente ao Gabinete do Prefeito para aguardar audiência e nova assembleia
Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação informou ao Blog do Eliomar que as escolas estarão funcionando e que se encontram prontas para receber os alunos e professores em salas de aula.