Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraná Pesquisas chama Roberto Cláudio para a disputa em Fortaleza

Sarto não se viabiliza como candidato, enquanto RC possui chance de vencer. Foto: Divulgação

O que já se cogita nos bastidores do PDT e do Paço Municipal foi exposto nesta quarta-feira (17), diante da divulgação do Paraná Pesquisas: Roberto Cláudio é o diferencial na eleição deste ano à Prefeitura de Fortaleza. A inclusão do nome do ex-prefeito polariza a disputa com Capitão Wagner (União Brasil) e impede uma reação do PT, seja com Luizianne Lins ou Evandro Leitão, em dois cenários apresentados com a inclusão do partido do governador Elmano e do presidente Lula.

Quando o cenário envolve o prefeito Sarto, pelo PDT, o atual gestor fica no empate técnico com Luizianne, mas percentualmente atrás 3,3 pontos (Capitão Wagner, 36,6%; Luizianne Lins, 20,8%; Sarto, 17,5%; André Fernandes, 9,3%, Eduardo Girão, 4,8%; além de demais candidatos que não atingem 1% das intenções de voto).

Com Evandro Leitão na disputa pelo PT, o segundo turno ficaria desenhado entre Capitão Wagner e Sarto (Capitão Wagner, 38,5%; Sarto, 21,8%; André Fernandes, 9,1%, Evandro Leitão, 6,5%; Eduardo Girão, 5,3%; Adelita Monteiro, 1%; além de demais candidatos que não atingem 1% das intenções de voto).

Com Roberto Cláudio, a polarização fica evidente: Capitão Wagner, 33,4%; Roberto Cláudio, 32,4%; André Fernandes, 8%, Evandro Leitão, 6,4%; Eduardo Girão, 3,5%; além de demais candidatos que não atingem 1% das intenções de voto.

O quadro gera tensão com a inclusão de Luizianne Lins, mas ainda em cenário de polarização: Capitão Wagner, 31,9%; Roberto Cláudio, 27%; Luizianne Lins, 18,4%; André Fernandes, 8,3%, Eduardo Girão, 3,4%; além de demais candidatos que não atingem 1% das intenções de voto.

Rejeições

A ex-prefeita Luizianne Lins possui a maior releição entre os candidatos, com 30.6%, seguida por Capitão Wagner (26.9%), Sarto (23%), André Fernandes (16.9%), Roberto Cláudio (14.1%), Evandro Leitão (11.1%), Chico Malta (10.3%), Eduardo Girão (9.3%), Zé Batista (9.5%) e Adelita Monteiro (8.8%).

Breves leituras

Pelos números do Paraná Pesquisas, o prefeito Sarto não se viabilizou como gestor de plantão. Parte do eleitorado de Luizianne Lins migraria para Sarto ou Roberto Cláudio, caso ela não disputasse a eleição, ambos com cerca de 5%. Mas Roberto Cláudio ganharia também parte do eleitorado que votaria branco/nulo pela ausência de Luizianne, o que não ocorreria com Sarto.

Evandro Leitão, caso seja o candidato, terá que se apresentar petista para o PT.

Capitão Wagner não possui ganho com as alterações nos diferentes quadros, diante da margem de erro, o que poderia indicar pouco ou nenhum crescimento no período de campanha, além da possibilidade de queda livre.

Avaliação das gestões

O prefeito Sarto teve um leve crescimentos em suas avaliações Boa e Regular, além de uma queda de 4 pontos no critério Péssimo. Mesmo assim, segue com 48.9% de desaprovação e 45,4% de aprovação.

O governador Elmano é refém da imagem do presidente Lula, com índices semelhantes, incluindo as oscilações nos critérios. Ambos tiveram quedas nos critérios Ótima e Boa e aumentaram índices nos critérios Ruim e Péssimo. Mas ambos, também, seguem com folga na aprovação de seus governos, diante da desaprovação. Elmano (56.4% x 39.6%) e Lula (59.5% x 37.4%).

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias