Na corrida eleitoral à Prefeitura de Fortaleza, os carros das pré-candidaturas seguem nas voltas de qualificação para o grid de largada, que acontece no início de agosto, quando então realizadas todas as convenções partidárias. Mas não há como deixar de notar o carro de Capitão Wagner (União Brasil) com problemas no motor, enquanto o carro de Sarto (PDT) aponta falta de alinhamento e desaceleração. Já os carros de André Fernandes (PL), Evandro Leitão (PT) e Eduardo Girão (NOVO) melhoram seus desempenhos a cada volta, com uma limitação de potência no motor de Girão. Os pilotos Técio Nunes (PSOL) e Zé Batista (PSTU) andam do jeito que podem…
É o que registram as pesquisas eleitorais na pré-campanha, quando indicam queda de Capitão Wagner e Sarto, enquanto André Fernandes e Evandro Leitão sinalizam um possível segundo turno.
Apesar do Paraná Pesquisa trazer a ainda liderança de Capitão Wagner, na divulgação de seus dados nesta sexta-feira (31), após queda de 5.2 pontos na última pesquisa do mesmo instituto, os dados indicam que não haveria mais como o pré-candidato do União Brasil crescer, diante da não captação da intensão de voto do eleitorado indeciso de Fortaleza, além de mais uma queda da pré-candidatura Sarto.
O mesmo Paraná Pesquisas já trouxe Wagner com 38.5% nas intenções de voto, depois 33,3% e agora 33.1%.
Sarto detinha 21.8%, caiu para 20.1% e agora aparece com 18.1%, a sua maior queda percentual este ano.
André Fernandes é o pré-candidato que mais cresceu nos três levantamentos do Paraná Pesquisa, quando avançou três pontos percentuais, de janeiro para março, e agora cresce mais 3.8%, atingindo os atuais 15.9%, já no empate técnico com Sarto, dentro da margem de erro de 3.5% para mais ou para menos.
Quem também apresentou o segundo crescimento seguido foi Evandro Leitão, que agora aparece com 8.9%. De janeiro a março subiu 1.8% e de março para maio um crescimento de 0.6%.
Eduardo Girão avançou 1.4% e agora chega aos 6%, em empate técnico com Evandro Leitão.
Zé Batista soma 0.6% e Técio Nunes aparece com 0.4%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados, Capitão Wagner lidera com 7.2%, seguido por André Fernandes (5.9%), Sarto (4.3%), Roberto Cláudio (2.3%), Evandro Leitão (1.9%), Eduardo Girão (1%), Luizianne Lins (1%) e outros (1%). 75.6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pesquisa espontânea.