Destaque nas paralimpíadas escolares do Ceará e participante do Centro de Referência Paralímpico de Fortaleza, o cearense Tiago Freitas, paratenista, foi selecionado para compor, no CT Paralímpico em São Paulo, um grupo de doze atletas.
Esse grupo vai se preparar para as próximas Paralimpíadas, a ser realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
A formação de atletas paralímpicos é um novo projeto de desenvolvimento de jovens talentos sob a liderança da multicampeã holandesa Kelly van Zon, medalhista paralímpica e referência mundial na Classe 7.
Critérios e potencial
O grupo, composto por atletas das classes 1 a 11, foi definido com base em critérios estabelecidos em conjunto entre a treinadora e a comissão técnica da CBTM.
A seleção considerou o potencial de desenvolvimento a longo prazo, os resultados em competições nacionais e internacionais, a participação em ações de detecção de talentos, o processo de transição para o alto rendimento, o desempenho em torneios como o Parapan de Jovens, além do perfil comportamental e da capacidade de evolução dos atletas em um ambiente de alta performance.