O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta manhã de sexta-feira, no Palácio da Aboliçao, a ordem de serviço para projetos de execução, manutenção e ampliação de esgotamento sanitário em 17 municípios do Ceará, que compõem o bloco 1 da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará.
Segundo Elmano, os serviços incluem a implantação de 348 km de rede de esgoto, construção de três estações de tratamento de esgoto e 38 estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto. O evento contou com a presença de prefeitos que derrotaram candidatos apoiados pelo governo como Naumi Amorim (PSD), de Caucaia.
No ato, Elmano lembrou que essa ação foi iniciada pelo ex-governador Camilo Santana que, junto ao BNDES (R$ 520 milhões para beneficiar 120 mil pessos), conseguiu os recursos para alcançar, pelo menos, 90% de água e esgoto para a população até 2040.
Elmano adiantou que, com relação a Fortaleza, quer chegar a uma coberetura de 78% de esgotamento sanitario até o fim de sua gestão.
Parceria
Ainda nesta sexta-feira, o governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão deverão lançar esse programa de esgotamento sanitário no bairro Granja Lisboa.
O investimento, na Capital cearense, é da ordem de R$ 88 milhões.
Os municípios contemplados com os serviços são:
Pacatuba,
Pacajus,
Nova Olinda,
Missão Velha,
Maranguape,
Maracanaú,
Juazeiro do Norte,
Itaitinga,
Horizonte,
Guaiuba,
Fortaleza,
Farias Brito,
Eusébio,
Chorozinho,
Caucaia,
Cascavel e
Aquiraz.