Categorias: Ceará

Parque Estadual do Cocó ganha ações para prevenir incêndios florestais

Parque Estadual do Cocó e a luta contra incêndios. Foto: Divulgação

Para reduzir e afastar ameaça de incêndios, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (Sema) tem intensificado ações preventivas no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, com a criação de aceiros – faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação de incêndios. “Ao manter essas faixas livres de biomassa combustível, reduz-se significativamente o potencial destrutivo dos incêndios”, explica o gestor do Cocó, Narciso Mota.

Ele informa também, que a equipe da Unidade de Conservação (UC) estadual está trabalhando nas áreas mais suscetíveis ao fogo, como por exemplo, a que foi atingida por um incêndio em janeiro deste ano, atrás da cidade de 2000. “Essa é uma área muito suscetível a incêndio e a gente viu a necessidade de fazer o aceiro separando primeiro a área de capinzal das áreas de floresta, de mangue, de beira do rio e da mata de tabuleiro de cima da duna”, relata.

Narciso destaca a importância das ações de prevenção e combate aos incêndios nas UCs como forma de preservar a biodiversidade da fauna e flora local.

“Essa ação é muito importante para mitigar, o máximo possível, os impactos que um incêndio florestal possa ocasionar, tanto na flora, na fauna como na cidade de Fortaleza”, explica. “Com o aceiro, o impacto de um incêndio, caso aconteça, será bem menor do que aquele ocorrido em janeiro de 2024 e mais fácil de controlar”, encerra.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais