Dos 64 Heróis da Pátria, o Ceará possui três personalidades: Jovita Feitosa, Dragão do Mar e Antonio Conselheiro. No entanto, todos nascidos no século 19. Somente o aracatiense Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, estendeu a sua história em vida por 14 anos do século 20. O quixeramobinense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro, e a tauaense Antônia Alves Feitosa, a Jovita Feitosa, nasceram e morreram ainda no século 18.
No entanto, nessa terça-feira (6), o Senado aprovou projeto de lei da senadora Janaína Farias (PT-CE), que inclui o nome de Patativa do Assaré na lista dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta seguiu para a Câmara dos Deputados. O relator foi o senador Cid Gomes (PDT-CE).
Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré (1909 – 2002), é o poeta popular mais conhecido no país, inclusive com poemas traduzidos em outras línguas. Agricultor em Assaré, no Sul do Ceará, a 520 quilômetros de Fortaleza, ele somente foi para a escola aos 12 anos de idade, mas teve que largar a escola, após alfabetizado, como forma de ajudar no sustento da família por meio da enxada. Enquanto capinava, fazia poemas.
“Patativa do Assaré é um símbolo de resistência, sabedoria e criatividade popular, cujas lições continuam a inspirar gerações de brasileiros”, ressaltou a autora do projeto.
Ver comentários (1)
Essa Janaina não tem o que fazer mesmo.