O PCB do Ceará divulgou nota, nesta quinta-feira, anunciando apoio, nestas eleições de segundo turno em Fortaleza, ao candidato Evandro Leitão (PT). Confirma assim o que o BlogdoEliomar havia antecipado no dia do voto.
Confira:
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) fez uma campanha de luta e resistência no primeiro turno das eleições municipais em Fortaleza. Utilizamos o espaço das eleições para fazer a denúncia das mazelas do capitalismo em nossa cidade e agitar nossas bandeiras de construção do Poder Popular e do Socialismo. Passado esse período, estamos vindo a público expor nossa posição no segundo turno. Não podemos abrir mão de combater a extrema direita em nossa cidade! André Fernandes, o candidato do PL (partido do genocida Bolsonaro), se mostra como um inimigo da classe trabalhadora em toda a sua trajetória política. Seus mandatos como deputado estadual e deputado federal são recheados de ataques a direitos, machismo, nepotismo e contribuição com o que existe de pior na política brasileira.
O candidato André Fernandes já simulou, em suas redes, esfaquear uma mulher; já fez gestos de apologia ao nazismo; já estimulou a população a quebrar o isolamento sanitário na época da pandemia de Covid-19 e apoiou os atos golpistas de Bolsonaro. Como deputado federal favoreceu propostas contra ganhos e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Caso a prefeitura caia em suas mãos, veremos ainda mais ataques, pois ele já se posicionou pela privatização de serviços públicos, inclusive privatização da saúde e educação. Também quer militarizar ainda mais a Guarda Municipal, o que aumentará a violência contra a população mais pobre, e é a favor do projeto de militarização das escolas.
Por isso convocamos os trabalhadores e as trabalhadoras da capital cearense a votar em Evandro Leitão, do Partido dos Trabalhadores – PT (13), para impedirmos um fascista de chegar ao posto de prefeito de Fortaleza. Essa posição não pode ter nenhuma ilusão de que o projeto do PT resolverá os problemas enfrentados pela maioria da população. A conciliação de classes defendida por tal partido não é capaz de solucionar as mazelas da sociedade e acaba por confundir os trabalhadores sobre qual o motivo central de suas aflições e miséria, a exploração capitalista.
Também não podemos cair na ingenuidade de achar que o combate a extrema direita se dará apenas nas eleições. Só com a organização política de trabalhadoras e trabalhadores, na luta nas periferias, nos locais de trabalho, estudo e moradia, na luta das mulheres e LGBTs, na luta contra o racismo e todas as formas de opressões, conseguiremos resistir e construir uma nova forma de sociedade. Por isso o PCB está na
batalha antes, durante e após o processo eleitoral.
VOTE 13!
*PCB – PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO
Comitê Regional do Ceará