O programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, não somente elevou o número de inscrições nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como ainda reduziu a quantidade de desistências de candidatos nos dois domingos de provas.
É o que mostra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao apontar que 70% dos candidatos inscritos compareceram aos dois domingos de provas, quando o percentual deverá aumentar com os pedidos da reaplicação de provas, além dos municípios que não puderam ter os exames, diante da COP-30 e por outros motivos, como aqueles atingidos pelo ciclone no Paraná.
Outro dado do Inep é com relação ao aumento de candidatos das escolas públicas, quando em 2024 os inscritos atingiram 94% da rede de ensino público, contra 58% em 2023, quando o programa ainda não havia sido lançado pelo presidente Lula e pelo ministro Camilo Santana, ocorrido somente em março de 2024.
Comparativo
Este ano, o Enem teve 4,81 milhões de inscritos, diante de 3,9 milhões em 2023, antes do programa Pé-de-Meia. O comparecimento dos candidatos nos dois domingos de provas foi de 3,3 milhões de inscritos, contra 2,6 milhões em 2023.
Alunos da rede pública que compareceram aos dois domingos de provas receberão a quantia de R$ 200.