A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) já está emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em um cartão de policarbonato, equivalente aos cartões de crédito, além da versão tradicional em papel de segurança. O objetivo é garantir mais proteção e durabilidade do documento para seu portador.
A nova alternativa oferece mais resistência e modernidade, seguindo o padrão internacional MRZ (Machine Readable Zone), utilizado em passaportes. Além disso, o documento conta com um QR Code, que facilita a autenticação e a verificação de perda ou furto. Todos os dados da versão impressa em papel de segurança também estão presentes no cartão de policarbonato, incluindo informações pessoais, símbolos de acessibilidade e o código MRZ.
Como emitir
O processo de emissão segue o mesmo prazo do modelo tradicional e pode ser feito em qualquer unidade de atendimento para a CIN no Estado.
A 1ª via da CIN em papel de segurança é gratuita, enquanto a 2ª via deste modelo tem o custo de R$ 72,35. Já a CIN em policarbonato, disponível tanto para a 1ª quanto para a 2ª via, tem o valor de R$ 74,76.
No momento do agendamento, que pode ser feito por meio do link https://agendamento.pefoce.ce.gov.br/emissão, o cidadão pode escolher entre a versão em papel ou em policarbonato, realizando o pagamento no ato da solicitação.
DETALHE – A Carteira de Identidade Nacional é um dos documentos mais importantes para o cidadão, sendo essencial para a identificação oficial em diversas situações, como no acesso a serviços públicos, em transações bancárias e no exercício de direitos civis.