Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisa em Fortaleza, barrada na Justiça Eleitoral por União Brasil, é liberada nesta segunda-feira

André Fernandes lidera pesquisa Atlas à Prefeitura de Fortaleza, cuja divulgação havia sido barrada na Justiça por representação do União Brasil, de Capitão Wagner

A 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza liberou nesta segunda-feira (19) a divulgação da pesquisa ao Paço Municipal que havia sido barrada pela Justiça, no último dia 8, ao atender representação do União Brasil, que possui como candidato Capitão Wagner, também presidente estadual do partido.

Em decisão anterior, foi concedida parcialmente a liminar pleiteada e determinada a proibição de divulgação da referida pesquisa eleitoral, até o julgamento do mérito.

O União Brasil alegava as seguintes irregularidades na pesquisa AtlasIntel, o mesmo instituto contratado pelo Grupo de Comunicação O POVO, para pesquisas em Juazeiro do Norte e Caucaia: divergência no plano amostral; erro na distribuição amostral; ausência de questionário completo; além de ausência de sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo.

A defesa apontou que “a legislação não obriga a adoção de uma metodologia única para todas as pesquisas eleitorais, nem atrela à obtenção do plano amostral à formulação (matemática ou estatística) ou mesmo da margem de erro, não especificando nenhum parâmetro (ou variável) a ser usado na prática. Além do exposto, alega que o perfil amostral adotado para a realização da pesquisa não foi extraído do TSE, mas sim dos dados oficiais do PNAD”.

Já a 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza afirmou que “com relação ao questionário aplicado, verifica-se que as partes supostamente omitidas são a lista de bairros de Fortaleza/CE, possíveis níveis educacionais, possíveis idades e possíveis faixas de renda, que são informações facilmente acessíveis e cuja ausência não tem o condão de causar danos à idoneidade da pesquisa”.

“Ante o exposto, sem mais delongas, julgo IMPROCEDENTE a presente representação, extinguindo o processo com resolução do mérito, nos termos do art. 487, I, do Código de Processo Civil e consequentemente autorizo a divulgação da referida pesquisa”, concluiu a 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza, ao ressaltar anteriormente que “a Ilustre Representante do Ministério Público Eleitoral manifestou pela improcedência da representação, consoante parecer acostado aos autos”.

A pesquisa AtlasIntel

De acordo com os números da pesquisa AtlasIntel, com número de identificação CE-06008/2024, junto ao TSE, André Fernandes (PL) aparece na liderança com 22.8% das intenções de voto, seguido por Evandro Leitão (PT, 22.5%); Sarto (PDT, 22.4%); Capitão Wagner (UB, 19.8%); Técio Nunes (Psol, 2%); Eduardo Girão (Novo, 1.8%) e Zé Batista (PSTU, 0.7%).

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e margem de confiante de 95%.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias