Após seis institutos de pesquisa apontarem o candidato à reeleição Sarto na quarta colocação, neste primeiro turno em Fortaleza, três dos quais sem índice de intenções de voto para um segundo turno, eis o candidato do PDT de volta ao páreo, nesta quinta-feira (19), por meio da pesquisa Ideia/Rádio FM Jangadeiro, como segundo colocado e ainda no empate técnico com o pretenso primeiro colocado Capitão Wagner, do União Brasil.
Os números favoráveis a Sarto até seriam animadores, não fosse a suspeição do momento, quando o Instituto Ideia embolsou R$ 764 mil na prestação de contas da campanha do PDT em Fortaleza, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O único instituto a devolver Sarto para o páreo é o mesmo contratado por Sarto para pesquisas internas ou testes eleitorais, de acordo ainda com dados do TSE.
Neste mês, o prefeito de Fortaleza pontuou 13.3% na pesquisa Veritá, 15% na Real Time Big Data, 16.8% na Paraná, 18% na Datafolha, 18% na Quaest e 19.1% na AtlasIntel.
Confira os dados da Ideal/FM Jangadeiro: Capitão Wagner (União Brasil), 26%; Sarto (PDT), 21%; André Fernandes (PL), 21%; Evandro Leitão (PT), 18%; Eduardo Girão (Novo), 3%; Técio Nunes (Psol), 1%; Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e George Lima (SD) pontuaram 0,4%, cada. Nulos/brancos: 3%. Indecisos: 6%.
A pesquisa ouviu mil eleitores, de sábado (14) a essa quarta-feira (18), com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
(Colaboração do jornalista Nicolau Araújo)