Pesquisadores, cientistas e bolsistas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap) estão há dois meses sem receber salários.
O pior é que, com apenas 1% do orçamento deste ano da Fundação, aplicado até março, muitos procedimentos de pesquisas sobre a situação epidemiológica no Estado, incluindo a Covid-19 e outras endemias, por exemplo, estão sob risco e podem ser prejudicados. Isso pela falta de profissionais para realizá-los e dotação orçamentária para custeá-los.
A situação na Funcap é grave e pode levar o órgão a perder pesquisadores e cientistas parfa outras instituições, inclusive, fora do Estado.
A Funcp, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) ainda não se manifestou sobre o caso.
Outro lado
A Funcap informa que a maioria dos seus programas está sendo paga regularmente, mas há pendências em algumas linhas de fomento. A fundação está empenhada para resolver essas pendências e espera regularizar todas no menor prazo possível.