PF combate no Cariri o comércio de conteúdo sexual infantil

Agentes da PF em operação. Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã de terça-feira, em Barbalha (Região do Cariri), a Operação INFANTE GUARDIAN. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa da Corporação, é proteger vítimas de abuso sexual infantil e interromper crimes de armazenamento, difusão e venda de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil pela internet. Nestemunicípio foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela 16ª Vara da Justiça Federal de Juazeiro do Norte.

A investigação teve início a partir de uma denúncia enviada por uma ONG internacional que combate a exploração sexual infantil e localiza crianças desaparecidas, em parceria com o governo norte-americano. Ao detectar o tráfego de imagens contendo sexo explícito infantil na rede mundial de computadores, identificou-se que o usuário era de origem brasileira, acionando a Polícia Federal para identificação e localização do suspeito.

A ordem de busca e apreensão foi cumprida na cidade de Barbalha-CE. O objetivo da operação é identificar outros coautores e/ou partícipes envolvidos nos delitos e obter indícios de crimes conexos à posse, armazenamento e disponibilização de imagens de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes (art. 241-A e B do Estatuto da Criança e do Adolescente).

O investigado pode responder pelo crime hediondo de posse, armazenamento e disponibilização de material pornográfico envolvendo criança ou adolescente, com penas de até 10 anos de prisão, além da possibilidade de outros crimes mais graves serem descobertos a partir da análise do material digital apreendido. As investigações continuam com a análise dos itens apreendidos.

DETALHE – O nome da operação faz alusão a uma das atribuições da PF, que é reprimir crimes praticados pela internet, protegendo o direito das crianças e adolescentes de se desenvolverem livres de abusos e explorações sexuais.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais