PF do Ceará realiza operação para combater fraudes contra o INSS

PF em Operação Especial. Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal e o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária (NUINP/CE), da Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), do Ministério da Previdência Social, deflagrou,nestamanhãdequint-afeira, a Operação UBIQUIDADE. O objetivo é dar cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 34ª Vara Federal – Subseção Judiciária de Maracanaú (RMF), sendo três mandados em Maracanaú e um mandado em Pacatuba.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, a ordem é instruir Inquérito Policial que apura a atuação de organização criminosa que atua fraudulentamente liberando nos sistemas do INSS benefícios previdenciários, visando a contratação indevida de empréstimos consignados, posteriormente descontados nos proventos dos beneficiários.

Foi descoberta a atuação de duas estagiárias na Agência da Previdência Social de Maracanaú, na liberação indevida de benefícios previdenciários para a contratação de empréstimos, sem o conhecimento e autorização dos seus respectivos titulares.

As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos no sistema informativo do INSS, entre outros, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

DETALHE – Ubiquidade, a qualidade divina de se estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, diz respeito ao fato de que os centenas de beneficiários supostamente teriam comparecido até a APS Maracanaú, apesar de todos residirem em outros estados da federação.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais