Uma área que deveria ser utilizada por uma associação comunitária para agricultores, na zona rural de Brejo Santo, no extremo Sul do Ceará, a 510 quilômetros de Fortaleza, serviu para a plantação de 68 mil pés de maconha, de acordo com uma operação conjunta da Polícia Federal com a Polícia Militar do Ceará, nessa sexta-feira (25), na localidade Sítio Batinga.
A operação teve início, na localidade Sítio Batinga, após policiais federais monitorarem a área, por meio de drones, e constatarem a atitude suspeita de um grupo de “agricultores”. O Blogdoeliomar apurou que a terra se encontra em nome de uma mulher, há 20 anos, quando ela solicita a baixa da atividade comunitária, negada pela Justiça, em maio do ano passado. A ação segue suspensa.
Durante a operação, não houve registro de prisões, mas as investigações seguem a cargo da Polícia Federal.
De acordo com cálculos do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu seis pés de maconha na produção de 40 gramas, como forma de distinguir usuário de traficante, a apreensão em Brejo Santo renderia aos traficantes a quantidade de 450 quilos da droga, com arrecadação média de R$ 6 milhões.